NOTAS DA CÂMARA – Inauguração de CMEI, vias em más condições e conserto de pontes

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (1°) na Câmara Municipal.

NOVA DIRETORIA DA JCI

Isair Moser parabenizou a nova diretoria da Junior Chamber International (JCI) Jaraguá do Sul, empossada na noite de quarta-feira (28). “A JCI é uma associação mundial de pessoas jovens que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades. Meus cumprimentos ao novo presidente, Fábio Rafael Hillesheim, e boa sorte”, salientou.

INAUGURAÇÃO DE CMEI

Arlindo Rincos comemorou o início das atividades do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Mokwa Kiakósky no bairro Braço Ribeirão Cavalo. O centro vai atender a 120 crianças do pré-escolar 1 e 2. Rincos lembra que essa é uma de suas lutas desde 2013. Ele afirma que vai brigar para que o CMEI atenda também as crianças em idade de berçário.

AJUDA PARA ACAMADOS

Eugênio Juraszek relatou ter visitado alguns doentes acamados em suas residências e verificou as más condições em que se encontram. Segundo ele, em alguns casos, as camas estão em péssimas condições e as pessoas precisando de equipamentos como, por exemplo, ar-condicionado portátil. Juraszek assegura já ter conversado com a equipe da Secretaria de Saúde e que em conjunto vão procurar soluções para que essas pessoas sejam atendidas. Uma das opções, conforme o vereador, seria procurar empresários que possam auxiliar a causa.

VIAS EM MÁS CONDIÇÕES

Ademar Winter revelou ter recebido um munícipe em sua residência e que este teria relatado a falta de manutenção na rua onde mora no bairro Rio Cerro II. Segundo o morador, há mais de três anos as máquinas da Prefeitura não passam pela região. Para Winter é uma vergonha não atender a essa comunidade.

“No loteamento Hanemann e na Rua Manoel Vieira, na Barra do Rio Cerro, também estão com problemas. Prometeram tubulação e asfalto para essas comunidades, mas até agora nada”, indigna-se Winter.

Jaime Negherbon concordou sobre a situação da Rua Manoel Vieira. Ele alerta que os moradores do local nem querem mais que as máquinas da Administração Municipal passem por lá, somente o asfaltamento da via atenderia os pleitos dos munícipes.

52 ANOS DO HOSPITAL JARAGUÁ

Jaime Negherbon homenageou o Hospital e Maternidade Jaraguá pelos seus 52 anos completados na última terça-feira (27). O parlamentar disse que a entidade é um orgulho para os jaraguaenses. “É um modelo de hospital, tem UTI infantil, tem cirurgia de cardiologia e várias outras coisas que revela sua excelência”, exaltou.

CIRURGIAS ELETIVAS

Jackson de Ávila celebrou os recursos que serão repassados pelo Governo Federal para a Secretaria Municipal de Saúde para a realização de mutirões de cirurgias eletivas. Ávila considerou o anúncio uma vitória da comunidade. Serão contemplados procedimentos de média e alta complexidade, sem caráter de urgência.

REFORMA EM CAPELA

Ávila também comentou sua indicação que pede a reforma da Capela Mortuária Victório Lazzaris. Segundo o vereador, muitas coisas precisam ser trocadas no local como, por exemplo, poltronas e aparelhos de ar-condicionado que, segundo ele, estão em péssimas condições. Ele também pediu a pintura da capela.

FAIXA ELEVADA NA JONES CHIODINI

Ávila ainda falou sobre sua indicação que pede uma faixa elevada na Rua Jones Chiodini no bairro Jaraguá Esquerdo. O parlamentar relata que muitos moradores do local o procuraram para solicitar a faixa alegando muita insegurança devido à alta velocidade em que os carros transitam pela via.

CONSERTO DE PONTES

Outro a comentar uma indicação foi o presidente do Legislativo Anderson Kassner. Desta vez a proposição solicita a substituição de pranchas da ponte da estrada JGS494, no Rio Cerro II. Kassner alerta que a ponte está muito deteriorada e que um veículo chegou a furar o pneu no local há poucos dias.

Marcelindo Gruner sugeriu trocar essas pontes de madeira do interior do município por kits de transposição, pré-fabricados de concreto. Para ele, é um desperdício de verba pública consertar as pontes como elas se encontram hoje. Um investimento maior numa ponte de concreto seria a melhor saída.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=lnP-S9KNBKk