NOTAS DA CÂMARA – Municipalização da BR-280, projetos Geminar e Adote um Verde

Estes foram alguns dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (14).

INTERNAÇÃO DE DEPUTADO

O vereador Isair Moser informou que o deputado estadual Vicente Caropreso foi internado nesta quinta-feira (14) no Hospital da Baía Sul em Florianópolis com suspeita de trombose na perna esquerda. Segundo Moser, o deputado avisou que passa bem e que deve voltar a trabalhar nesta sexta-feira.

PODA DE ÁRVORES

Jaime Negherbon agradeceu à Defesa Civil por ter realizado a poda de alguns galhos de árvores na Rua Campo Alegre no bairro Ilha da Figueira. O parlamentar lembra que as árvores naquela rua dificultavam a visibilidade e ofereciam perigo aos motoristas.

PROJETO GEMINAR

Marcelindo Gruner pediu para colocar em votação o projeto de lei n° 231/2017 que institui o Programa Geminar. O programa visa dar incentivos à produção vegetal na área urbana de Jaraguá do Sul como em domicílios, associações comunitárias, escolas entre outras. Gruner salienta que algumas comunidades estavam pedindo a implementação desse incentivo há muito tempo e que agora, com este projeto, a Prefeitura poderá realizar as ações necessárias para isso. O projeto foi aprovado por unanimidade.

ADOTE UM VERDE

Anderson Kassner pediu ao líder de governo, Marcelindo Gruner, que a Prefeitura implemente o projeto Adote um Verde sugerido por Kassner e por Eugênio Juraszek em abril deste ano através de indicação parlamentar. Esse projeto visa revitalizar as áreas verdes da cidade sem oneração ao Poder Público, com a adoção de locais arborizados pelas empresas jaraguaenses. Kassner adverte que com a chegada do verão essa iniciativa pode deixar a cidade mais bonita e melhor arborizada.

DESVIO DE CAMINHÕES

O vereador Charles Salvador comentou sua indicação n° 1840/2017 que pede alteração no trânsito da Rua Henrique Nagel, no bairro Água Verde. O parlamentar sugere a proibição do trânsito de veículos pesados como caminhões e ônibus já que nesta via encontra-se uma escola e crianças que transitam por ali. Salvador relata já ter visto muitos acidentes no local e teme que alguma criança seja atropelada.

MUNICIPALIZAÇÃO DA BR-280

Charles Salvador também comentou sua indicação n° 1850/2017 que pede a municipalização de um trecho da BR-280 do final da Rua Presidente Epitácio Pessoa até a rotatória de acesso ao condomínio Dante Menel, no bairro Nereu Ramos. Além desse bairro, o trecho abrange os bairros Água Verde, Rau e Estrada Nova. O parlamentar reconhece a situação financeira difícil da Administração Municipal, mas alerta que nesse trecho da rodovia é preciso realizar adequações como ciclovias, rotatórias, redutores de velocidade, passarelas e iluminação e que o município pode buscar recursos para isso. Outro argumento do vereador é de que, com o trecho federalizado como está, a Polícia Militar não pode atuar em caso de acidente, logo somente a Polícia Federal está habilitada para isso, mas o tempo de deslocamento das viaturas federais é muito grande, o que causa transtornos aos usuários da via.

A sessão completa está no canal da Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=KugniDM6byk