NOTAS DA CÂMARA – Ponte no Rio Manso, animais abandonados e plantio de Arnica

Estes foram os assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (20).

VERBA PARA A VIA VERDE

Isair Moser celebrou a liberação de verba federal para a construção da Via Verde. Ele agradeceu ao senador Paulo Bauer pelo empenho na busca por esses recursos para esse projeto, que pretende melhorar o fluxo viário do bairro Ilha da Figueira.

PADRONIZAÇÃO DE LOMBADAS

Celestino Klinkoski agradeceu ao diretor de Trânsito Irio Riegel pela resposta à moção de apelo aprovada pela Câmara que pede a padronização das lombadas eletrônicasem Jaraguá do Sul. Segundo o vereador, Riegel avisou que a iniciativa está na pauta da Diretoria e será analisada em breve.

AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO NA DELEGACIA REGIONAL

Klinkoski também parabenizou o delegado Adriano Spolaor pelo anúncio da ampliação de horário na Delegacia Regional. Agora o horário de atendimento será das 8h às 17h sem fechar para o almoço. O parlamentar reconheceu o empenho do delegado e ressaltou que essa mudança vai contribuir na diminuição das filas para retirada de identidade, CNH e outros documentos.

MADEIRA DESPERDIÇADA

Eugenio Juraszek relatou ter visitado a sede do Ibama em Joinville e que vira algumas toras de árvores paradas no pátio da entidade. Para ele, essa madeira, que é objeto de apreensão, poderia ser melhor aproveitada. O parlamentar avisou que irá propor a deputados federais de Santa Catarina uma lei para que isso torne-se possível. Juraszek lembrou que esse material poderia ser usado na reconstrução de pontes, como as que precisam de reparos em Jaraguá do Sul.

PONTE NO RIO MANSO

Jaime Negherbon comemorou a vinda de uma ponte de concreto para a localidade do Rio Manso, bairro Santa Luzia. Segundo o vereador, o trabalho do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável Carlos Chiodini foi fundamental para essa conquista. “O kit de transposição será liberado pela Defesa Civil Estadual com uma contrapartida do município, que ficará responsável pelas cabeceiras”, confirma Negherbon.

BARRA DO RIO CERRO COMO DISTRITO

Jaime Negherbon também comentou sobre a repercussão que sua indicação 894/2017, que pede um estudo para ver a possibilidade de os bairros Barra do Rio Cerro, Rio Cerro I e II, Gabibaldi, Rio da Luz, Jaraguá 84 e Jaraguá 89 virarem um distrito, fez nas redes sociais. O vereador viu que foi mal interpretado e afirmou que a formação de um distrito não trará nenhum custo a mais para o município. Pelo contrário, será mais fácil conseguir recursos federais e estaduais. Segundo ele, outras cidades também já possuem distritos e são favorecidas por isso. Negherbon ainda lembra que os bairros indicados por ele possuem uma ótima infraestrutura e uma população de 30 mil habitantes. “Quero que isso não seja confundido com emancipação. Não quero mais vereadores, subprefeitura, nem mais impostos, nada disso. Mas seria importante se a gente pudesse ter lá um cartório, um tabelionato e conseguisse verbas para a manutenção da infraestrutura”, explicou.

CÃES NAS RUAS

O presidente da Casa, Pedro Garcia, foi à tribuna para indicar que retomará os esforços para tratar da situação dos animais abandonados na cidade. O parlamentar lembrou que na legislatura passada os vereadores fizeram ações para dar soluções a essas questões, mas que pouco foi feito. “Temos muitas ONGs, pessoas que cuidam desses animais, e essas pessoas precisam de ajuda, pois têm que alimentar e tratar dos bichos e isso não é de graça”, expôs. Garcia ainda sugeriu que uma castração em massa pode ser feita na cidade para evitar que esses animais se reproduzam sem qualquer controle.

PLANTIO DE ARNICA

Anderson Kassner disse na tribuna que conversou com o promotor de Justiça, Alexandre Schmitt dos Santos, e com o secretário de Obras, Onésimo Sell, para dar continuidade ao seu projeto de plantio de arnicas no entorno da linha férrea e algumas vias da cidade. A intenção é melhorar a estética dos locais onde o mato predomina. Kassner avisou que fará uma reunião entre os gestores e representantes da empresa Rumo All, responsável pela ferrovia que corta a cidade, para tratar do assunto. A reunião será no dia 29, quinta-feira.

VOLTA DO EMPREGO

Marcelindo Gruner comemorou a volta do emprego a Jaraguá do Sul. Segundo ele, já é possível notar nos jornais e em sites de emprego o aumento na procura por trabalhadores. “O SINE já tem mais de 200 vagas de emprego e isso é bom para os jovens. Olho para juventude e me preocupo com o que a cidade vai oferecer a eles. Não existe juventude sem emprego”, advertiu.