NOTAS DA CÂMARA – Posto de saúde, 7 de setembro e agressões a professoras

Estes foram alguns dos assuntos abordados na sessão ordinária desta terça-feira (12) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

UNIDADE DE SAÚDE NO JOÃO PESSOA

O presidente da Câmara Pedro Garcia celebrou a assinatura da ordem de serviço para construção de um posto de saúde no bairro João Pessoa, nesta segunda-feira (11), pelo prefeito Antídio Lunelli. Ele assegura que o atual prédio já não comportava mais a demanda do bairro. A nova unidade ficará na Rua Iolanda Rohweder e a construtora terá que entregar a obra em cinco meses.

Arlindo Rincos afirmou que o João Pessoa é um bairro que está crescendo muito e que a comunidade estava precisando desta unidade.

REFORMAS DE ESCOLAS

Arlindo Rincos também registrou a reforma de cinco escolas em Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder com recursos do Governo do Estado. Ao todo serão R$ 298 mil. Em Jaraguá do Sul serão três escolas: Valdete Inês Piazera Zindars, Duarte Magalhães e Erich Gruetzmacher.

AGRESSÕES A PROFESSORAS

Rincos repudiou as agressões a professoras que ocorreram em Santa Catarina recentemente. Uma professora em Indaial foi agredida no rosto por um aluno de 15 anos e, em uma escola de Jaraguá do Sul, alunas deram água do sanitário com comprimidos para outra docente. “Porque será que estão acontecendo essas coisas? Onde isso vai parar? Será a falta de políticas públicas?”, indagou. Rincos, que também é professor, disse que a educação está sendo tratada como uma produção em massa e que o professor não tem mais autonomia dentro de sala. Para o vereador, as políticas públicas não estão satisfazendo as demandas da sociedade. “O país vai melhorar quando tivermos uma educação de qualidade e profissionais valorizados”, assegurou.

CONCRETO NAS BOCAS DE LOBO

Eugênio Juraszek alertou a comunidade que funcionários da Prefeitura fizeram a limpeza de algumas bocas de lobo e encontraram muito concreto dentro delas. O vereador afirmou que isso ocorre por conta de caminhões que transportam concreto estarem, ao serem lavados, jogando o material nas bocas de lobo. Juraszek afirmou que vai organizar uma reunião com esses profissionais para rever esta situação. Ele ainda levantou a hipótese de que a Prefeitura ceda um pátio para que esses caminhões possam ser lavados sem prejuízo às tubulações pluviais.

PROJETO SANEAR

Jaime Negherbon e Marcelindo Gruner destacaram a vinda dos R$ 300 mil para o Projeto Sanear. Este projeto contemplará de 150 a 200 pequenos agricultores do município nesta primeira fase. Estes proprietários receberão fossas, filtros e caixas de gordura que auxiliarão na contenção de dejetos jogados no meio ambiente.

Gruner afirmou que os produtores rurais também têm o direito de saneamento, por pagarem impostos como todos os outros cidadãos e pela importância deles na produção de alimentos para a sociedade.

Jackson de Ávila e Negherbon salientaram a boa atuação dos deputados estaduais da região na busca por essas demandas. Ambos alertaram sobre a importância de terrepresentantes tanto na Assembleia em Florianópolis quanto no Congresso em Brasília.

LOMBADAS FÍSICAS

Jaime Negherbon também avisou que está reivindicando um semáforo ou uma esquina elevada no cruzamento entre as ruas Irmão Leandro e Marina Umbelina da Silva no bairro Vila Lenzi. Segundo ele, há muitos acidentes no local e os moradores estão pedindo providências para mais segurança dos motoristas e pedestres.

CENTROWEG É DESTAQUE

Anderson Kassner parabenizou o Centroweg pelo reconhecimento internacional. A escola foi destaque no jornal The Economist pelo seu desempenho no ensino de jovens visando o mercado de trabalho. “Há muitos anos a Weg vem fazendo esse trabalho e isso é motivo de muito orgulho para nós”, ressaltou.

INDICAÇÕES DE ALUNOS

Kassner ainda comentou as indicações dos alunos das escolas Lino Floriani, João Romário Moreira e José Duarte Magalhães que participaram da sessão através do programa Câmara.com Você. Segundo ele, os pedidos de novas ciclovias, macadame e de solução para os cachorros soltos nas ruas mostram como os jovens estão antenados e conhecem os problemas da comunidade. O vereador afirmou que o problema com o macadame poderá ser solucionado quando a produção do material estiver sob a responsabilidade da Prefeitura e o serviço de distribuição e aplicação ser terceirizado.

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Marcelindo Gruner exaltou o desfile de 7 de setembro realizado pelo município na semana passada e parabenizou todas as entidades que participaram do evento. Gruner destacou a participação da sociedade jaraguaense na celebração. Para ele, isso mostra que a população de Jaraguá do Sul tem apreço aos valores cívicos. Por fim, afirmou que esse patriotismo vem ao encontro de seu Projeto de Lei 158/2017 que pretende instituir a obrigação de que em todas as escolas de Jaraguá do Sul, municipais e particulares, seja cantado o hino nacional pelo menos uma vez por semana.

Confira a sessão completa no nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=IJxgT5F85Jg