NOTAS DA CÂMARA – Reformas em pontes, revitalização da Arena e homenagens

Estes foram alguns dos assuntos abordados na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (30).

PAVIMENTAÇÃO DE VIAS

Celestino Klinkoski celebrou o anúncio da assinatura da ordem de serviço para a pavimentação das ruas Augusto Demarchi, Prefeito José Bauer e Waldemar Rau no bairro Rau. O custo da obra será de R$ 2 milhões 899 mil.

O vereador Arlindo Rincos questionou a obra e afirmou que vai pedir informações sobre a cobrança que será feita aos moradores por conta dessa pavimentação. Ele pede que algum representante da Administração Municipal vá à Câmara explicar a cobrança. O presidente Pedro Garcia lembrou que essa cobrança é uma exigência do Ministério Público, através de um TAC assinado entre o órgão e o Executivo jaraguaense.

REFORMA EM PONTES

Marcelindo Gruner avisou que na próxima segunda-feira (4) a Prefeitura fará a reforma de pontes de madeira nas comunidades Rio Molha, Rio da Luz, Ribeirão das Pedras e Tifa Jararaca. Esses locais podem ficar interditados por algum tempo durante a manutenção. O parlamentar recorda que outras pontes já foram atendidas no Rio da Luz, no Alvorada, no Jacuaçu e em outras localidades. Ele ainda assegura que as pontes que ficaram de fora da agenda serão reformadas no próximo ano.

PÁTIO DE VEÍCULOS

Gruner também relatou sua visita ao novo pátio da Prefeitura que abriga os veículos apreendidos pela polícia. O vereador parabenizou os funcionários e a organização do local, enfatizando o processo de registro dos veículos. Ele explica que o pátio realiza os cadastros dos carros que chegam até o local, com fotos e demais informações sobre os automóveis, que relatam o estado em que eles chegaram ao pátio. Isso dará mais segurança aos proprietários e evitará que danos aconteçam aos veículos.

REVITALIZAÇÃO DA ARENA

Jaime Negherbon comemorou a assinatura da ordem de serviço para a revitalização da Arena Jaraguá. A obra deve ser concluída em 90 dias e terá um custo de 387 mil reais que contemplam a pavimentação asfáltica do entorno, drenagem e calçadas de acesso. Negherbon ressaltou que a Arena é um cartão postal da cidade e que há muito tempo estava precisando de uma reforma em seu visual.

FECHAMENTO DE GRUPO DE TEATRO

Arlindo Rincos lamentou o encerramento das atividades do grupo de teatro Gats após 30 anos de trabalho. O vereador salientou o cunho educativo e a importância cultural do teatro para a população. Segundo Rincos, as informações são de que o Gats fecha as portas por conta de uma perseguição política. O parlamentar pretende investigar e analisar o caso.

DESCENTRALIZAÇÃO EM OBRAS

Anderson Kassner voltou a tocar no assunto descentralização da Secretaria de Obras e Serviços. A descentralização deste setor permitiria que os funcionários e as máquinas não perdessem tanto tempo no deslocamento entre a sede atual e o local da obra, que normalmente fica em bairros mais afastados. Kassner sugeriu retirar a Secretaria de onde se encontra atualmente na Barra do Rio Cerro e reaproveitar o prédio para instalação de outros órgãos da Prefeitura, fazendo com que o Executivo deixe de pagar aluguéis para abrigar alguns setores.

LUIZ ZONTA HOMENAGEADO

Eugênio Juraszek homenageou o farmacêutico Luiz Zonta pelos relevantes serviços prestados à comunidade jaraguaense. Ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul entre 1992 e 1994, Zonta atua na área farmacêutica desde a década de 1960 no bairro Barra do Rio Cerro. Ele foi agraciado com placa e flores entregues por Juraszek e pelo vice-prefeito Udo Wagner. “Demoramos muito para homenageá-lo, por tudo o que você fez e que ainda faz pela nossa comunidade”, afirmou Juraszek.

HOMENAGEM A ULLER E MATEUS

Delírio Uller e Antônio Mateus também foram homenageados pelo vereador Marcelindo Gruner. Ambos funcionários públicos aposentados, Uller e Mateus atuaram como voluntários e como agentes do poder público em muitas ocorrências de calamidade e desastres, com destaque para a atuação nas tragédias causadas pelas chuvas no município nos anos de 2008, 2011 e 2014. “Foram muitas as vezes em que eles deixaram suas famílias em casa e ficaram até três dias fora atendendo à comunidade que perdeu tudo nessas tragédias”, recorda Gruner.

A sessão completa está no canal da Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=Z1zMIrch3gk