NOTAS DA CÂMARA – Regularização fundiária, transporte escolar e taekwondo

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (13) na Câmara Municipal.

AUDITORIA NA ALWIN MEIER

Eugênio Juraszek avisou que um auditor do Governo Federal está a caminho de Jaraguá do Sul para realizar uma auditoria nas obras da Rua Alwin Meier no bairro Jaraguá 84. Os trabalhos nesta via estão parados e à espera desta análise. Juraszek agradeceu ao prefeito Antídio Lunelli por ter, em sua viagem até Brasília, cobrado agilidade nesta vistoria.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Juraszek também comemorou o bom trabalho realizado pela Prefeitura na regularização fundiária de loteamentos na área rural do município. O parlamentar ainda alerta que muitas pessoas que moram no interior não sabem que existe esse trabalho. Juraszek ressalta que alguns loteamentos já foram regularizados, mas que ainda faltam muitos a passarem por esse processo. Com a regulamentação, Juraszek espera que a Administração Municipal consiga realizar melhorias nessas comunidades como a implantação de lixeiras, parquinhos, pontos de ônibus entre outras coisas. “Além disso, os moradores poderão fazer mudanças estruturais em suas residências”, adverte.

SEMÁFORO NA PONTE DO RAU

Jaime Negherbon afirmou que vai procurar o setor de Trânsito da Prefeitura para estudar a implantação de um semáforo entre as ruas Jorge Frederico Augusto Karsten e Roberto Ziemann, próximo à ponte que liga os bairros Rau e Amizade. Segundo o vereador, já foi ventilada a hipótese da construção de uma rotatória no local, mas, devido à falta de recursos para desapropriação de um terreno, a ideia foi deixada de lado. A encruzilhada é local de muitos acidentes e a solução para Negherbon seria um semáforo.

TRILHOS ALTOS

Negherbon também levou à tribuna a reclamação de munícipes sobre o desnivelamento dos trilhos do trem na cidade. Conforme ele, a empresa Rumo Logística, concessionária da ferrovia, fez a manutenção da malha, mas deixou os trilhos desnivelados em algumas passagens de carros, causando desconforto aos motoristas. Negherbon assegurou que vai conversar com o setor de urbanismo para cobrar da empresa uma solução rápida.

TRANSPORTE ESCOLAR

Arlindo Rincos pediu ao líder de governo, Pedro Garcia, que convide algum gestor da Prefeitura para conversar sobre o projeto de lei ordinária n° 45/2018. O projeto pretende suprimir da Lei Municipal n° 4150/2006 a exigência de os beneficiários do Programa Transporte Escolar Municipal residirem a, pelo menos, 3 quilômetros de distância da escola onde estudam e também que estejam cursando do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. Rincos afirma que o secretário da Educação, Rogério Jung, seria a pessoa ideal para tratar deste assunto. O parlamentar ressaltou como exemplo os moradores do bairro Três Rios do Norte que protestaram contra a falta de transporte para os alunos que moram a menos de 3 km da escola Max Schubbert.

CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS

Rincos também comentou suas indicações n° 274 e 275/2018 que pedem a construção de escolas nos bairros Três Rios do Sul e Nereu Ramos. Ele afirmou que conversou com o secretário municipal de Educação, Rogério Jung, e mostrou um terreno adequado para a construção de uma escola em Nereu. Conforme ele, as duas comunidades sofrem com a falta de escolas e com a lotação nas que há.

REVITALIZAÇÃO DA MANOEL DA COSTA

Outro a comentar sua indicação foi o vereador Marcelindo Gruner. A indicação de número 267/2018 pede a revitalização da Rua Manoel Francisco da Costa no bairro Vieira. Gruner lembra que a via era estadual até pouco tempo, quando foi municipalizada. Mas, segundo ele, o município pegou a rua em estado precário, com problemas de drenagem, de acostamento e de falta de sinalização. Gruner salienta que uma boa alternativa é a busca por emendas parlamentares.

SELEÇÃO BRASILEIRA DE TAEKWONDO

Gruner também ressaltou a triagem de atletas que a Seleção Brasileira de Taekwondo está realizando em Jaraguá do Sul. A peneira visa angariar talentos para o Campeonato Mundial da modalidade e do Pré-Olímpico no mês de abril. Gruner afirma que essa atividade está ocorrendo em Jaraguá devido a boa estrutura que é oferecida ao esporte no município. “Por mais que estejamos passando por dificuldades financeiras, não deixamos de realizar os eventos esportivos. Olha quantos eventos teremos neste mês! Temos perto de mil crianças envolvidas em projetos deste tipo”, exaltou o vereador.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=o3FTjzk_37k