NOTAS DA CÂMARA – Violência no trânsito, projeto do Issem e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (14) na Câmara Municipal.

MORTE NO TRÂNSITO

Celestino Klinkoski (PP) lamentou a morte de mais um motorista na Rua 25 de julho, no bairro Vila Nova, na madrugada do último sábado (11). O vereador lamenta ainda mais que o local onde ocorreu o acidente foi um dos indicados por ele para receber uma faixa elevada. Klinkoski reforçou ao setor de trânsito da Prefeitura o seu pedido para que uma faixa seja instalada na via, afim de evitar novas tragédias.

RASPAS DE ASFALTO

Klinkoski agradeceu ao Executivo pela colocação de raspas de asfalto na Rua Gerhardt Muller, no bairro Rio da Luz. As raspas vieram de outras vias do município que estão sendo recapeadas e foram colocadas nos pontos mais críticos da Gerhardt Muller. O parlamentar espera que outras vias precárias da cidade possam receber as raspas de outras ruas que estão sendo recapeadas.

DIA DE COMBATE À POLUIÇÃO

Pedro Garcia (MDB) destacou o Dia de Combate à Poluição, celebrado neste 14 de agosto. Ele lembrou que a poluição é entendida como a degradação física e química do meio ambiente e citou exemplos como a poluição atmosférica, a hídrica, do solo, a radioativa e a sonora. “Podemos fazer nossa parte de forma muito simples, tal como separar lixo orgânico do reciclável, evitar o uso de sacolas plásticas, reutilizar os materiais sólidos, não jogar lixo na rua etc.”, alertou. Garcia aproveitou para lembrar que 14 de agosto também é celebrado como o Dia do Cardiologista. Para ele, essa data reafirma a preocupação e a importância da saúde para a sociedade.

PROJETO SOBRE O ISSEM

Arlindo Rincos (PSD) pediu à mesa diretora da Casa de Leis que o projeto de lei complementar n° 6/2018, que altera regras do Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais (Issem), entre na pauta o mais breve possível. Ele entende que é importante que as discussões sobre o projeto comecem logo. O presidente da Câmara, Anderson Kassner (PP), afirmou que, como se trata de projeto de lei complementar, o PLC ainda aguarda os 15 dias para começar a tramitar nas comissões e que essa tramitação deve iniciar na próxima terça-feira (21). Kassner afirma que a partir deste momento o projeto estará pronto para ser votado.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=p-t8SqqleBc