NOTAS – Dia de Luta por Creches, Parajasc e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta quinta-feira (11).

5a ETAPA DE MOTOCROSS

Ronaldo Magal (PSD) convidou a população a prestigiar a 5a Etapa Catarinense de Motocross neste final de semana. A competição será no Marino Tecilla Racing Park no bairro Ribeirão Grande do Norte. Sábado (13), a partir das 12h, acontece os treinos de classificação e no domingo (14) a corrida, a partir das 8h.

DIA DE NOSSA SENHORA DA APARECIDA

Celestino Klinkoski (PP) destacou que nesta sexta-feira (12) é o Dia da Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil. Ele convocou a comunidade para participar da carreata que marca a data. A caminhada sai da Igreja Matriz às 8h30 e vai em direção ao bairro Ilha da Figueira. Lá acontece a santa missa às 10h.

DIA DA LUTA POR CRECHES

Klinkoski lembrou que nesta sexta-feira (12) também é Dia Nacional da Luta por Creches. O parlamentar frisou que atualmente só 20% das crianças de 0 a 3 anos estão contempladas com creches no país, de acordo com a Fundação Abrinq. Ele afirmou que em Jaraguá do Sul a situação não é diferente e é preciso dar atenção a essas crianças.

DIA DO DEFICIENTE FÍSICO

Pedro Garcia (MDB) ressaltou que nesta quinta-feira (11) celebra-se o Dia do Deficiente Físico. Ele lembrou que mais de 13 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência física. O vereador advertiu que, apesar de haver muitas conquistas e avanços nas questões relacionadas às pessoas com deficiência, ainda há muitas barreiras que precisam ser transpostas, “pois vivemos numa sociedade intolerante e preconceituosa”.

CONCURSO PÚBLICO DO SAMAE

Alessandro Rosá (PP) reforçou o aviso sobre a abertura de concurso público pelo Samae. Ele explica que este concurso vem suprimir muitas necessidades da autarquia que, em 2018, está assumindo várias atribuições diferentes, como a coleta do lixo e a drenagem urbana.

DEMANDAS DO SANTA LUZIA

Norbert Voigt (MDB) pediu ao Executivo que providencie uma lombada física em frente ao cemitério do bairro Santa Luzia. Voigt adverte que o local oferece riscos aos transeuntes pela alta velocidade dos carros. Outra demanda do parlamentar é a troca de três lâmpadas da iluminação pública da Rua Leonardo Demarchi, também no mesmo bairro.

ABERTURA DO PARAJASC

Marcelindo Gruner (PTB) comemorou o sucesso da cerimônia de abertura do 14° Jogos Abertos Paraesportivos (Parajasc) que ocorreu na noite desta quarta-feira (10) na Arena Jaraguá. O parlamentar afirma que o evento, que contou com o desfile das delegações de 46 municípios, emocionou muito os presentes. Ele salienta que a importância dessas atividades na vida das pessoas com deficiência é enorme e que cada atleta em sua modalidade faz o seu melhor pelo esporte catarinense. “Demos um exemplo de cidadania”, finaliza.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=iNuXdOEuVWE