NOTAS – Plano Diretor, Bolsa Atleta e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (17) na Câmara Municipal.

SEMINÁRIO MUNICIPAL

Celestino Klinkoski (PP) convidou os demais parlamentares e agentes públicos municipais para participar do Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos, no dia 2 de maio, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e ocorre das 8h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo portal escola.alesc.sc.gov.br e outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (48) 3221-2927.

CONFERÊNCIA PARA O PLANO DIRETOR

Klinkoski também convidou a população para participar da Conferência Pública de Revisão do Plano Diretor da cidade, que vai acontecer nessa quinta-feira (19), às 18h30. O evento ocorre no Centro de Profissionais Liberais (CPL). Serão debatidos temas como preservação do meio ambiente, acessibilidade e mobilidade urbanas. Klinkoski lembra que o Plano Diretor é uma ferramenta fundamental para a continuação do crescimento econômico de Jaraguá do Sul. O vereador afirma que atualmente muitas empresas deixam de se instalar no município por conta de proibições expressas no Plano.

BOLSA ATLETA 2018

Natália Petry (PMDB) celebrou o anúncio dos contemplados com a Bolsa Atleta 2018. Serão 133 esportistas atendidos pelo programa. O investimento chega a R$ 400 mil, o dobro do valor destinado em 2017. A parlamentar esclareceu que o acesso à bolsa não é feito por razões econômicas, mas sim por índices de rendimento obtidos no ano passado. São avaliados os desempenhos em competições regionais, nacionais e internacionais de atletas jaraguaenses que, através de uma seleção, puderam pleitear o auxílio.

BOLSA CULTURAL

Natália também avisou que em breve estará aberto o edital da Bolsa Cultural – Cultura em Ação. A bolsa visa a contratação de profissionais para desenvolver projetos culturais em escolas do município. Serão atendidas mais de 1.700 crianças.

FISCALIZAÇÃO EM CANCHAS DE BOCHA

Marcelindo Gruner (PTB) esclareceu à população que a Câmara de Vereadores não aprovou nenhum projeto sobre fiscalização sanitária em canchas de bocha em Jaraguá do Sul. Gruner afirmou que há rumores de que tal projeto teria tramitado no Legislativo, mas ressaltou que isso é uma mentira maldosa.

CEMITÉRIO ABANDONADO

Arlindo Rincos (PSD) propôs uma indicação que pede melhorias no Cemitério Municipal do bairro Nereu Ramos. O vereador advertiu que a calçada e o sistema de iluminação do local estão deteriorados. Rincos afirmou que muitos moradores do bairro foram notificados pela Prefeitura para que regularizassem suas calçadas, mas que a própria Prefeitura ainda não fez a sua parte.

Pedro Garcia, líder de governo, assegurou que a rua em frente ao cemitério está na agenda da Prefeitura para pavimentação e que, ao ser pavimentada, também receberá a calçada.

PATROLA NO AMIZADE

Ronaldo Magal (PSD) avisou que a comunidade do bairro Amizade está pedindo a patrolagem de uma servidão. O problema, esclarece ele, é que a Prefeitura não tem permissão para realizar melhorias em servidões, pois estão em propriedades privadas. Porém o parlamentar contrapõe alegando que os proprietários pagam impostos como o IPTU e a servidão é utilizada pela comunidade para transitar, então porque não realizar as melhorias?

Marcelindo Gruner (PTB) explicou que o problema deve ser resolvido com o Ministério Público. Gruner sugeriu que a Câmara convide a promotoria pública para esclarecer a situação e encontrar saídas para a questão.

CÂMERAS EM TÚNEL

Eugênio Juraszek (PP) solicitou à Prefeitura câmeras de vigilância no túnel em frente à empresa WEG, na Av. Prefeito Waldemar Grubba. Segundo ele, o pedido é da CIPA da empresa. Juraszek afirmou que, além de combater crimes, as câmeras vão evitar pichações e depredações no local.

DIA DA LUTA DOS TRABALHADORES DO CAMPO

Pedro Garcia (PMDB) ressaltou o Dia Internacional da Luta dos Trabalhadores do Campo, celebrado neste 17 de abril. “Uma força humana com uma atividade pouco reconhecida, mas de grande importância para todos nós. Movimentam a economia e colocam alimento em nossa mesa”, salientou. Garcia ainda homenageou o jovem Gabriel Catoni, um agricultor que vem herdando a profissão do pai e do avô, com uma placa em homenagem que busca reconhecer o trabalho de todos os agricultores de Jaraguá do Sul.

A sessão completa está no canal da TC Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=_IEuSpGW4cc