NOTAS – Preservação de abelhas, mais estrutura na Cidasc e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados na sessão ordinária desta terça-feira (10) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

DIA DO ENGENHEIRO

Anderson Kassner (PP) homenageou os profissionais de engenharia pela passagem do seu dia. O Dia do Engenheiro, comemorado em 10 de abril, celebra as diversas áreas em que a engenharia está presente. Kassner destacou o grande número de cursos de engenharia presentes na região e a presença das profissões na população jaraguaense.

Ademar Winter (PSDB) aproveitou a data para fazer críticas a alguns engenheiros civis. Segundo ele, há profissionais que não estão ajudando a população com trâmites burocráticos na Prefeitura em obras prediais. Isso acaba atrasando a vida de muita gente.

JOVENS NA METALURGIA

Eugênio Juraszek (PP) afirmou que vai propor uma moção de apelo para que os deputados federais possam alterar a legislação trabalhista. A intenção é permitir a contratação de jovens aprendizes no setor metalúrgico com menos de 16 anos. Ele argumenta que há espaço para muitos jovens em ambientes de pequenas empresas de metalurgia e os cursos profissionalizantes devem ter a capacidade de prepará-los para esses empregos.

PRESERVAÇÃO DAS ABELHAS

Juraszek também salientou a reunião que teve com o diretor municipal de Agricultura, Alessandro Rosa, e o engenheiro agrônomo Roberto Nagel para discutir sobre a criação de um programa de resgate, captura e remoção de abelhas silvestres nativas sem ferrão. O vereador, que foi autor de uma indicação que pede a implantação deste programa, destacou que essas abelhas são responsáveis por grande parte da polinização de flores e plantas na região. O objetivo é, além da preservação das abelhas, fomentar a conscientização da população e dos alunos de escolas do município sobre este alerta.

MAIS ESTRUTURA NA CIDASC

Pedro Garcia (PMDB) disse que foi procurado por agricultores que pediram aumento da estrutura da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) em Jaraguá do Sul. Garcia avisou que vai convocar uma reunião com os diretores do órgão para apresentar a reivindicação. Segundo o parlamentar, a Cidasc conta atualmente apenas com dois médicos veterinários e uma técnica agrícola. Não há profissional para trabalhar na parte administrativa, são os próprios médicos e a técnica que fazem a parte burocrática. O vereador pretende fazer um apelo ao governo estadual para que essa estrutura seja aumentada.

FALTA DE UNIFORMES NA PREFEITURA

Arlindo Rincos (PSD) relatou ter recebido uma reclamação de um funcionário de serviços gerais da Prefeitura de Jaraguá do Sul por falta de material de trabalho. Conforme a mensagem do funcionário, além dos uniformes, faltam aventais para a realização de lavagens de muros e calçadas. Rincos ressaltou que a Prefeitura gastou muita verba em propagandas e panfletos no primeiro ano de mandato, afirmando que é uma vergonha alegar falta de dinheiro para a compra de materiais tão básicos.

NOTÍCIAS FALSAS

Rincos também mostrou sua indignação com a circulação de notícias falsas sobre a votação do projeto de lei n° 58/2018. O vereador afirma que as informações espalhadas são de que ele foi contra o projeto de asfalto nas ruas Carlos Hardt, Maria Jablonsky, Bernardino Bressani e Cirilo Zanghelini no bairro Nereu Ramos. Porém o projeto n° 58 trata apenas da cobrança de taxa pelo asfaltamento das vias, e não da obra em si. A obra já havia sido autorizada pelos vereadores anteriormente e sairia de qualquer forma, mesmo sem a cobrança das taxas pela Prefeitura. Rincos classificou a disseminação dessas informações como maldade e afirmou que não há mais espaço para esse tipo de situação na política brasileira.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=7_99-hy_vUQ