NOTAS – Recicla Jaraguá, melhorias em cemitérios e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (08) na Câmara Municipal.

RECICLA JARAGUÁ

Celestino Klinkoski (PP) divulgou o programa municipal Recicla Jaraguá, que está sendo realizado desde a última quinta-feira com a distribuição dos sacos verdes nas residências da cidade. O vereador convocou a sociedade a abraçar o projeto e ajudar na reciclagem do lixo. Ele ressaltou que esse trabalho vai favorecer as 7 cooperativas de recicladores e ajudar as famílias que participam delas.

MELHORIAS EM CEMITÉRIO

Jaime Negherbon (PMDB) pediu ao líder de governo, Pedro Garcia (PMDB), que levasse ao Executivo a preocupação da comunidade do Chico de Paulo que pede melhorias no cemitério do bairro. Conforme ele, o acesso ao cemitério é muito íngreme e as pessoas têm dificuldade para subi-lo. Negherbon diz que é preciso colocar lajotas ou concreto na via para facilitar este acesso. Outro problema relatado são as más condições do muro e das calçadas do cemitério.

CONCRETO EM RI

Pedro Garcia (PMDB) informou que a Prefeitura já concluiu o processo licitatório para concretar as ruas irregulares que estão regularizadas. Ele ressaltou que recebeu cópia do pregão e avisou que somente as RIs que estão em processo de regularização fundiária serão beneficiadas. Os trabalhos devem começar em breve.

73 ANOS DA 2° GUERRA

Garcia também lembrou dos 73 anos, completados neste 8 de maio, do fim da Segunda Guerra Mundial e dos mais de 100 soldados que saíram da região do Vale do Itapocu para combater as forças do eixo. Ele ressaltou que os pracinhas brasileiros trouxeram muitas marcas físicas e psicológicas da guerra e que essa é uma ocasião que permite refletir sobre os fatos sombrios que fizeram desencadear essa violência.

BURACO NA OSCAR RIEGEL

Jackson Ávila (PMDB) levou a reclamação dos moradores do bairro Tifa Martins à tribuna da Casa de Leis. Segundo ele, um buraco na Rua Oscar Riegel está incomodando os munícipes. O vereador lembra que o local é próximo à escola Maria Nilda. Ávila também reclamou do tratamento dado aos vereadores pela Secretaria de Obras e pediu mais respeito com os edis.

FESTA NO RIO MOLHA

Marcelindo Gruner (PTB) parabenizou a comunidade do bairro Rio Molha e o Clube de Veteranos pela festa realizada no domingo. Segundo Gruner, mais de 600 cartões foram vendidos para a compra de pratos de churrasco a fogo de chão. Ele avisa que o dinheiro será utilizado para reformar a sede da associação de moradores do bairro e ajudar o Clube de Veteranos.

FURTOS EM JAZIGOS

Gruner também fez um alerta sobre o furto de objetos em jazigos nos cemitérios dos bairros Nereu Ramos e Centro. Na visão dele, essas ações são repugnantes. Ele sugere que o poder público instale câmeras de segurança nos locais para evitar esses crimes.