NOTAS – Ruas pavimentadas, desassoreamento e outros assuntos

Estes foram alguns das matérias abordadas pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (02).

LOMBADA NO AMIZADE

Ronaldo Magal (PSD) agradeceu à Diretoria Municipal de Trânsito por ter instalado uma faixa de pedestres elevada na Rua Roberto Ziemann, em frente à Paróquia São Cristóvão no bairro Amizade. O parlamentar explica que novas turmas de catequese começarão a estudar na Paróquia e os jovens vão precisar de segurança na via.

28 RUAS PAVIMENTADAS

Pedro Garcia (MDB) destacou o anúncio do prefeito Antídio Lunelli de novas pavimentações em 28 ruas da cidade. O vereador salienta que o investimento será de R$ 11 milhões, entre recursos próprios e economizados de outras licitações. As ruas pavimentadas serão nos bairros Barra do Rio Cerro, Ilha da Figueira, Nereu Ramos, Jaraguá 99, Santo Antônio, Amizade, São Luís, Estrada Nova, Rio da Luz, Rio Cerro I, Rio Molha, Vila Lalau e Tifa Martins.

POÇOS SECOS

Eugênio Juraszek (PP) alertou sobre a situação de poços artesianos nas comunidades do interior do município. Segundo o vereador, os poços estão secando e os moradores pedem o auxílio do Samae para levar abastecimento de água às comunidades. Juraszek avisou que vai conversar com a diretoria da autarquia para tentar encontrar uma solução para o problema.

ESCOLA SEM APARELHO DE SOM

Ademar Winter (PSDB) advertiu que a Escola Antônio Estanislau Ayroso no bairro Jaraguá 99 está sem aparelho de som. O equipamento que a escola possuía queimou e, em decorrência disso, os alunos estão há mais de um mês sem cantar o hino nacional.

POSTES NO RIO CERRO I

Winter também destacou o que para ele é o fim de uma novela: o levantamento dos postes na ponte que liga os bairros Rio Cerro I e Rio da Luz. O parlamentar agradeceu à Celesc pelo trabalho e fez críticas aos engenheiros da Prefeitura que não autorizaram a obra ainda no ano de 2008.

DESASSOREAMENTO NO RIO DA LUZ

Marcelindo Gruner (PTB) anunciou o desassoreamento do riacho que corta o bairro Rio da Luz, no local próximo ao CTG Velha Querência. Ele agradeceu ao Executivo e à Defesa Civil pelo trabalho realizado. Gruner avisa que mais 5 pontos no bairro serão desassoreados em breve para resolver os problemas de alagamento na região.

Celestino Klinkoski (PP) lembra que esse era um pedido antigo da comunidade, que chegou a fazer um abaixo assinado com mais de 300 assinaturas.

BURACOS NA BERTHA WEEGE

Celestino Klinkoski também pediu ao líder de governo Pedro Garcia (MDB) que solicitasse agilidade à Secretaria de Obras e Serviços nas operações tapa buracos na Rua Bertha Weege. Segundo ele, os moradores reclamam muito das condições do asfalto na via.

ROTATÓRIA NA PONTE RAU-AMIZADE

Arlindo Rincos (PSD) disse que moradores dos bairros Rau e Amizade pediram uma reunião com vereadores e Executivo para cobrar uma solução para os problemas com a ponte que liga os dois bairros. Segundo Rincos, a ponte ainda não está acabada, faltando fazer uma rotatória ou semáforo que dê mais segurança aos motoristas que trafegam pela Rua Roberto Ziemann.

INSALUBRIDADE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

Rincos ainda pediu ao líder de governo, Pedro Garcia, informações sobre a retirada do adicional de insalubridade dos agentes comunitários do município. Conforme relata o vereador, há funcionários que trabalham em funções administrativas que estão recebendo esse benefício, enquanto os agentes, não. Ele adverte que o trabalho dos agentes é exaustivo e demanda caminhar embaixo de sol e sair às ruas para realizar as visitas, por isso o adicional de insalubridade é essencial para os ganhos desses trabalhadores.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=lBv0akQ1wdQ&t=1s