Novo comandante do 14° BPM faz primeira visita à Câmara Municipal

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebeu, na manhã desta quinta-feira (8), a visita do novo comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel João Carlos Kuze. Ele assumiu o BPM em novembro no lugar do também tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva.

Kuze já havia passado por Jaraguá do Sul em outros momentos. Chegou no município em 2002 ainda soldado, sendo promovido a primeiro-tenente, segundo-tenente e capitão. Trabalhou como comandante do antigo Grupo de Resposta Tática, atual Pelotão de Patrulhamento Tático. Passou pela Força Nacional e pelo BOP de Florianópolis antes de voltar a Jaraguá em 2013, quando assumiu a chefia do P3. Nessa época, foi promovido a major e foi subcomandante de outros três comandantes: Rogério Vonk, Gildo Andrade e Márcio Leandro Reisdorfer. Em 2019, foi comandar o BPM de São Bento do Sul-SC e agora está de volta a cidade que o acolheu durante a maior parte de sua carreira.

Kuze já trabalhou no 14° BPM em vários momentos Foto: Tiago Rosário/CMJS

Kuze usou a tribuna da Casa de Leis para falar de seus planos para o 14° BPM. Ele salientou que neste momento a tropa está focada nas operações de final de ano e, após, a operação veraneio, quando vários soldados são transferidos temporariamente para o litoral. Todavia, o comandante frisa que o calendário de eventos para 2023 será considerável, principalmente na área de capacitação. O tenente-coronel também adianta que várias operações pontuais pautadas em dados da inteligência da PM serão realizadas, além das operações de saturação, quando alguns índices de criminalidade saem do controle.

Kuze ainda adverte que, por ter passado grande parte de sua carreira em Jaraguá do Sul, conhecer a região e a realidade local, sente-se muito responsável em fazer o melhor trabalho possível. Ele afirma que o cenário na cidade é positivo, com bons números em relação à Segurança Pública.

“Porém nós não gostamos de pensar isso, pois a incidência de um delito é inaceitável, porque a gente sabe que alguém ou uma família foi lesada e nós queremos trabalhar com o mínimo possível”, frisa.

O comandante ainda comentou que há expectativa de que em breve algumas reformas sejam realizadas na sede do 14° BPM, no bairro Nova Brasília. Ele ressalta, inclusive, que há intenção de adquirir o terreno que fica ao lado do prédio, visando uma ampliação do Batalhão. Além disso, um terreno externo será requisitado para a construção de uma área de treinamento de tiro de longas distancias. Para Kuze, o Poder Público Municipal sempre foi parceiro em várias pautas relacionadas à Polícia Militar e vai ser parceiro também nessas.

Sessão:

Sessão Ordinária - 08/12/2022