Novo protocolo de enfermagem e fluxo de atendimentos na saúde são abordados em reunião

Na tarde desta quinta-feira (29), integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (Secretário Dalton Fischer, Diretora Níura Demarchi, acompanhados de demais servidores), participaram de uma reunião com os vereadores a fim de explicar os novos protocolos de enfermagem e fluxo de atendimentos nas unidades de saúde de Jaraguá do Sul. Segundo o que foi explanado, os protocolos de enfermagem, atividades que os enfermeiros já realizam há algum tempo nas unidades de saúde, agora foram legitimados e seguirão o que já é adotado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren). Implementado legalmente desde o mês de novembro pela secretaria de saúde, este protocolo deverá garantir mais agilidade nos atendimentos, diminuindo as filas e melhorando o fluxo nas unidades de saúde. Através deste formato é o enfermeiro ou equipe de enfermagem que prestam o primeiro atendimento para, se necessário, encaminhar ao médico. Algumas situações, segundo a explicação repassada, serão resolvidas já pela equipe de enfermagem. “A partir desta triagem o paciente será encaminhado ou para a consulta do enfermeiro, ou do médico”, comentou a Diretora de Saúde Níura Demarchi.