Pais de vereadores mirins recebem informações sobre evento em Brasília

Nesta terça-feira (1°), os pais dos estudantes participantes do Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul foram convidados para uma reunião que contou com a presença de representantes das escolas envolvidas, do coordenador regional de Educação, Leopoldo Diehl Filho, e do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Luís Fernando Almeida.

O objetivo da reunião foi informar aos pais sobre o evento que está programado para ocorrer em Brasília, nos dias 19 e 20 de outubro deste ano. O Câmara Mirim, uma ação educativa promovida pelo Plenarinho da Câmara de Deputados, simula a atividade legislativa, desde a elaboração de projetos até a votação em comissões e no Plenário. Neste projeto, os estudantes do ensino fundamental desempenham o papel de deputados mirins, apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre aqueles enviados pelos participantes.

Os mirins jaraguaenses tiveram participação ativa em várias edições ao longo dos anos. O programa foi realizado presencialmente em 2017, 2018, 2019, e devido às circunstâncias, de forma online em 2020, 2021 e 2022. Em 2023, ele será realizado presencialmente na capital federal.

Durante a reunião, foram exibidos alguns vídeos relevantes para os presentes. O primeiro foi o vídeo de prestação de contas da Câmara mirim referente ao primeiro semestre deste ano. Além disso, foi exibido o vídeo institucional “Dia de Mirim”, que narra a experiência do jovem parlamentar Matheus Henrique Leithold em um dia comum de vereador mirim, proporcionando aos pais uma visão abrangente do programa.

Outro destaque da reunião foi a apresentação de uma matéria especial sobre a visita dos vereadores mirins a Brasília no ano de 2019, uma experiência que marcou a vida dos mirins jaraguaenses daquela legislatura.

A reunião também foi uma oportunidade para prestar contas das atividades realizadas no primeiro semestre de 2023 do Programa Vereador Mirim. Foram realizadas neste período sete sessões ordinárias, uma sessão itinerante, 13 indicações legislativas e 10 requerimentos, sendo um deles transformado em Projeto de Lei pela Câmara de Vereadores. Além disso, uma moção de apelo foi apresentada, demonstrando o engajamento e comprometimento dos estudantes mirins em questões importantes para a comunidade.

O presidente do Legislativo, Luís Fernando Almeida, comunicou que em 2023 todos os 22 estudantes participarão do evento em Brasília. Para ele, a participação deles é fundamental para o aprendizado e formação.

“Proporcionar esta experiência para os vereadores mirins de Jaraguá do Sul é uma oportunidade de vivenciar experiências únicas, como conhecer a capital do Brasil e poder conviver com outras culturas, além de valorizar o trabalho que é desenvolvido pelo Programa Vereador Mirim em Jaraguá do Sul”.