PECS: método de comunicação é sugerido à Secretaria de Educação

Foto: Pyramid Educational Consultants

Na sessão desta quinta-feira (19) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os parlamentares jaraguaenses aprovaram uma indicação das vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP), assinada também pelo vereador Jonathan Reinke (Podemos), que sugere à Secretaria Municipal de Educação a adoção do PECS (Picture Exchange Communication System) na rede municipal de ensino. O PECS é uma metodologia de comunicação baseada em figuras e que foi desenvolvida para alunos que tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com deficiência de fala.

Cartão de PECS Imagem: Pyramid Educational Consultants

Essa foi mais uma sugestão apresentada na audiência pública sobre a Educação Especial realizada no dia 27 de abril no plenário do Legislativo. Durante a defesa da indicação, Sirley lembrou que, na audiência, uma mãe relatou que seu filho, que não consegue se comunicar verbalmente, não tinha o material adequado para fazê-lo e que, mesmo com toda boa vontade dos professores e funcionários, acabava desassistido pela escola. Ela adverte que se a instituição tivesse um PECS a vida e a educação proporcionada ao jovem teriam muito mais qualidade.

Schappo também lembrou da visita dos vereadores à APAE em março deste ano. Na visita, os parlamentares conversaram com um aluno da instituição que só conseguia se comunicar através de figuras. “Ele só conseguia mexer a boca e indicar na figura do livro o que ele queria dizer para nós. É a esse material que a mãe se referia e que ainda não há nas escolas”, explicou.

A vereadora ainda frisou que o material é simples e de baixo custo, sendo necessária e mais importante a capacitação dos professores e profissionais que irão trabalhar com o PECS.

Jonathan Reinke também defendeu a proposta e lembrou das dificuldades de comunicação de muitas pessoas com deficiência. “Algumas não conseguem mexer os braços nem os pés. É muito importante esse material para o desenvolvimento na maneira de se expressarem”, ressaltou.

A indicação foi aprovada pela unanimidade dos demais vereadores e enviada ao Executivo para análise.

Sessão:

Sessão Ordinária - 19/05/2022