
Segundo Pedri, Benildo Zamin nasceu no interior do Rio Grande do Sul. Aos 18 anos deixou o trabalho árduo na terra para ajudar seus irmãos em um comércio e assim aumentar a renda da família. Em abril de 1998, Benildo decidiu se mudar para Jaraguá do Sul, onde utilizou sua experiência com o manejo de ferro, alumínio e concreto para fundar, em parceria com um sócio, a empresa Pré-Metal Indústria e Comércio de Concreto e Metalúrgica Ltda., localizada no bairro Ilha da Figueira.
A empresa cresceu, prosperou e hoje é referência em Jaraguá do Sul e região nos segmentos de pré-fabricados em concreto e metalurgia. Emprega atualmente mais de 200 colaboradores num parque fabril de 12.000 m².
Em Novembro de 2003, Benildo Zamin foi diagnosticado com um tumor cerebral. “A alegria pelo sucesso nos negócios deu lugar a um sentimento de profunda tristeza”, lamenta Jair. Após 10 meses de tratamento, Zamin faleceu aos 49 anos de idade deixando a esposa, Rosa Margaret Schüller, e os três filhos enlutados.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelos familiares para manter o negócio após a partida, o espírito empreendedor de Benildo Zamin não foi esquecido. “Hoje prestamos esta singela homenagem na certeza de que ele cumpriu a sua missão cultivando o amor ao próximo e a luta por ideais”, declarou o vereador. A matéria foi aprovada em placar de 10 x 0.