Pedri relembra propostas do plano de governo do atual prefeito

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o vereador Jair Pedri abordou na Câmara as propostas constantes do plano de governo do prefeito Dieter Janssen, apresentadas na campanha eleitoral de 2012, no que se refere ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

A primeira proposta, elencou, trata do desassoreamento dos leitos dos rios da cidade. Segundo informado pelo vereador Hideraldo Colle, que foi secretário de Obras, foram feitos alguns pontos específicos, mas não a totalidade de leitos.

Outra proposta do documento é garantir de forma permanente a valorização do meio ambiente. “Gostaria de questionar para alguns líder de governo o que foi feito”. Também citou a elaboração do código de conduta ambiental. “Não sei se existe e também não tenho ninguém para perguntar. Essa é a grande verdade”.

A implementação de ações previstas em lei para conservação e uso racional da água também foi citada pelo parlamentar como constante do plano de governo. Segundo ele, o que existe é o Proeva, programa criado na gestão do então prefeito Moacir Bertoldi.

Também integrava o documento implantar o programa de proteção e recuperação de áreas degradas,      que Jair Pedri disse desconhecer. Listou, ainda, a criação de incentivos que promovam a conservação de áreas verdes e o plantio de árvores nas áreas urbanas.

“Derrubaram árvores no centro, sob a alegação de que muitas estavam apodrecidas nas raízes, mas cortaram muitas”, lembrou o vereador, lendo outra medida apresentada: implantar ações de recuperação da mata ciliar para proteger as nascentes de rios e ribeirões. “Desconheço alguma ação que tenha sido feita”.

O vereador prosseguiu à leitura, ao citar como promessa otimizar o programa de coleta seletiva de lixo. “Aí entramos na sacola verde, que nem existe mais”. O fornecimento do produto, lembrou Pedri, foi cortado por questões orçamentárias. “O grande custo dele estava nas letras e estampas. Se fizessem só o saco verde, quem sabe até hoje estariam sendo usados. Mas como criaram toda uma mídia, uma propaganda em cima dele, tiveram que suspender”, disse.

Outras propostas citadas no plano de governo são aperfeiçoar o sistema e coleta diferenciada dos resíduos recicláveis e reutilizáveis; adequar os locais para deposição final do lixo, de acordo com as normas ambientais; e ampliar o programa de educação ambiental nas escolas, empresas e demais segmentos da comunidade.

Todas, segundo Pedri, não passaram de promessas, palavra que para o vereador deve sair da boca dos políticos. “De promessa o povo está cheio. Isso aqui é só mais uma promessa na vida do eleitor”, concluiu.