Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pedro Garcia destaca cinquentenário do Hospital Jaraguá

COMPARTILHE

O vereador Pedro Garcia destacou a comemoração do cinquentenário do Hospital e Maternidade Jaraguá. Em pronunciamento na tribuna na sessão desta terça-feira, 27, ele enalteceu a data, celebrada no último sábado, dia 27, “como cinco décadas de sonhos, projetos, trabalho, cuidados saúde e muitas histórias de vida que o ajudaram a se tornar referência em nossa região”.

Garcia explicou que a data remete ao funcionamento da unidade nas atuais instalações, mas que o hospital de fato foi fundado em 2 de agosto de 1926, segundo registros históricos de Emílio da Silva, em terreno doado por Jorge Czerniewicz. Em 1935, a sociedade de “chauffers” fez a doação de todos os bens do hospital para a comunidade católica e, no mesmo ano, a instituição passou a se chamar Hospital São José.

O parlamentar também lembrou que a edificação do “Hospital do Morro”, como era conhecida, foi abandonada com a construção do novo hospital, em 1950. Em seguida, o imóvel foi adquirido pela Comunidade Evangélica Luterana que, a partir de 27 de fevereiro de 1966, passou a atender a comunidade como Hospital e Maternidade Jaraguá.

“Ao longo dos anos, surgiram grandes conquistas: ampliações da estrutura, nos anos de 1976 e 1992, criação do primeiro Centro de Imagem da região, em 1994, a inauguração da UTI Neonatal e Pediátrica, em 1999, o título Amigo da Criança recebido pelo UNICEF, em 2001, e, o prêmio SANTÉ, ligado ao MCE e o prêmio Criança ABRINQ 2012”, enfatizou.

Ainda conforme Garcia, o Hospital Jaraguá conta hoje com um novo e moderno prédio assistencial, buscando oferecer à comunidade maior conforto e bem estar. “Uma instituição que nasceu a partir das próprias necessidades da comunidade jaraguaense. Assim, está enraizado em sua filosofia o compromisso de ampliação e modernização das instalações, bem como a capacitação da equipe multidisciplinar e a constante busca pelos melhores tratamentos em saúde”, finalizou.