Plano Municipal de Turismo passa por primeira votação

PL contém estratégias para o desenvolvimento do turismo em Jaraguá do Sul

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta terça-feira (09), em primeira discussão e votação, por unanimidade, o PL n° 33/2019, do Executivo, instituindo o Plano Municipal de Turismo de Jaraguá do Sul, para o quinquênio 2019-2023.

Na mensagem da matéria, a prefeitura reforça que o Plano Municipal de Turismo, é um instrumento de gestão que apresenta orientações estratégicas para o desenvolvimento do turismo em Jaraguá do Sul, consolidando a política pública para o turismo.

Segundo o Executivo, o Plano define as atribuições e responsabilidades do município no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico, obedecendo aos princípios constitucionais da livre iniciativa, do desenvolvimento econômico e social, do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, da preservação das características físicas, culturais e históricas, valorizando seu patrimônio humano e contribuindo com a melhoria de vida da população local e na sustentabilidade do setor. “A expansão do Setor Turístico do Município será realizada de forma conjunta entre o Poder Público e o Setor Privado, instituindo uma gestão integrada e compartilhada, além da utilização do planejamento participativo, buscando, assim, maior inserção da sociedade no que diz respeito à organização da atividade turística”, reforça o texto.

Defendendo o PL no plenário, o presidente da Câmara, vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), comentou a importância da aprovação do Plano. “Está na hora de nortearmos as ações, a fim de potencializarmos o turismo em nosso município. Jaraguá do Sul é muito rica em turismo e acabamos perdendo receita por não aproveitarmos bem este nicho. Poderemos ainda aproveitar o potencial dos nossos empresários locais”, disse ele.

Eugênio José Juraszek (PP), lembrou do projeto que pretende criar uma rota orgânica na região do Garibaldi. “Será mais um atrativo para a área rural”.

Na tarde desta terça-feira, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo esteve reunida com os vereadores a fim de explicar detalhes do projeto. A turismóloga da pasta, Denise Sueli Henn, que apresentou o Plano, deixou claro aos parlamentares, entre alguns pontos, que a sociedade foi consultada para elaboração do trabalho.