Posto de Saúde receberá nome de pediatra

O vereador Pedro Garcia, teve o Projeto de Lei nº 128/2015, que denomina Unidade de Saúde, no Bairro Ribeirão Cavalo, de Doutor José Abílio Filho, aprovado por 10 votos. Em justificativa à homenagem prestada, lembrou que José Abilio Machado Filho, nasceu em 14 de outubro de 1951, na cidade de Rio de Janeiro. Muito dedicado aos estudos, completou o ensino médio e desde então não parou mais de estudar. Cursou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis e formou-se em 1980, ano em que, também, casou-se com Neusa Resende Machado.

“Ele trabalhou por um período curto em Curitiba (PR) enquanto fazia residência médica em Pediatria, no Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná. Após o término da residência, veio para Jaraguá do Sul, à convite de seu cunhado, Dr. Sebastião Resende Filho. Aqui aperfeiçoou-se ainda mais na sua profissão. Teve dois filhos, Lucas e Anna Carolina”, contou o vereador.

Jaraguá do Sul foi a cidade que ele escolheu para fixar residência. Foi um dos sócios fundadores da Clínica Pediátrica São Francisco de Assis, membro do Corpo Clínico dos Hospitais Jaraguá e São José, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e foi professor do curso de Pedagogia entre os anos de 1992 e 12997, ministrando as disciplinas de Puericultura e Biologia Aplicada a Educação no Centro de Ensino Superior de Jaraguá do Sul mantido pela Fundação Educacional Regional de Jaraguá do Sul.

De acordo com Pedro Garcia, fez parte do quadro de funcionário da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul como médico estatutário, prestando serviço por 10 anos e 29 dias, vindo a falecer no dia 28/04/2005. “Doutor José Abílio construiu sua história, tendo como pilares a honestidade, integridade, e o imenso amor, que oferecia a todos a quem estendia sua mão amiga. Foi um grande profissional e que deixou uma marca muito forte não somente como médico, mas também como cidadão interessado em todos os assuntos ligados ao município e a comunidade”, rememorou.

O vereador enalteceu ainda que sempre foi muito prestativo, exercendo a medicina em todo o interior do Município de Jaraguá do Sul. Sempre se dedicou aos pacientes em especial as crianças e nunca se recusou a atender ninguém. “Muito nos honra lembrar que ele escolheu Jaraguá do Sul para viver, formar família e atuar na sua área. Deixou sua marca na família, no atendimento aos pacientes e como cidadão jaraguaense. Por todas estas ações queremos homenagear o saudoso Médico Pediatra Doutor José Abilio Machado Filho”, finalizou.