Praça no Centro de Jaraguá do Sul receberá nome de Hilario Bertoldi

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram nesta quinta-feira (22) um projeto de lei que denomina a praça que fica na Av. Getúlio Vargas, no Centro da cidade, ao lado do Mercado Público. A partir de agora, o local se chamará Praça das Luzes Hilario Bertoldi. A matéria é de autoria do vereador Ronnie Lux (MDB) e assinada também pelos vereadores Luís Fernando Almeida e Osmair Gadotti, ambos do MDB.

Hilario Bertoldi nasceu em 16 de setembro de 1928 na cidade de Rios dos Cedros-SC, que, na época, pertencia a Timbó-SC. Lá, cursou até o terceiro ano do ensino primário e abriu uma oficina de conserto de carroças. Em 29 de janeiro de 1955, casou com Daisy Maria Buchmann. Em fevereiro de 1960, mudou-se com a família para Jaraguá do Sul, onde aprendeu a profissão de eletricista com seu sogro Harry Christiano Buchmann.

Ronnie Lux conta que, desde então, Hilario passou a trabalhar como eletricista autônomo, o primeiro de Jaraguá do Sul. Segundo o vereador, o homenageado realizava trabalhos para os hospitais, nas escolas e nas principais empresas da cidade. “Foi o eletricista contratado por Werner Voigt, em 1961, para realizar as primeiras instalações elétricas das máquinas e equipamentos da WEG, no prédio onde hoje é o Museu Weg, na Av. Getúlio Vargas, para que a empresa pudesse iniciar suas atividades”, relata Ronnie.

Hilario Bertoldi também era requisitado na Prefeitura jaraguaense para realizar instalações elétricas, consertos de semáforos e de postes de iluminação. Todavia, o seu trabalho mais bonito era a instalação das luzes de natal do município. Tão bonito que está presente na homenagem: Praça das Luzes Hilario Bertoldi.

Ronnie Lux conta ainda que, durante os 30 anos de atividade, o homenageado ensinou sua profissão para diversos eletricistas da cidade. “Como Valdir Conti, que hoje tem a empresa Conti Elétrica LTDA, Rogério Lunelli, atualmente dono da empresa Lunelli Instaladora Elétrica LTDA, e Osvaldo Bridarolli, da Instaladora Elétrica Bridarolli LTDA”, exemplifica.

Hilario Bertoldi faleceu no dia 30 de julho de 2016, faltando algumas semanas para completar 88 anos de vida, deixando sua esposa, três filhos, onze netos e sete bisnetos. “Deixou ao final de sua vida, um legado de muito trabalho, humildade e seriedade, sempre servindo com dignidade, na sua profissão de eletricista, toda a comunidade de Jaraguá do Sul”, finaliza Lux.

Presente na sessão, a família Bertoldi se emocionou com a homenagem. Jurandir Bertoldi, filho de Hilario, deu entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul e enfatizou o quanto o pai foi importante na vida dos familiares. Nas palavras dele, um homem dedicado, trabalhador e simples.

“Quando a gente vê aqui na Câmara essa homenagem que foi feita a ele, isso emociona muito a todos nós. Sentimos a lembrança do nosso pai querido e que essa homenagem fez muita justiça a ele”, destacou.

Dona Daisy Maria Buchmann Bertoldi, esposa do homenageado, também deu o seu depoimento bastante emocionado.

“Quero agradecer por isso que fizeram. Fiquei emocionada. Ele foi um pai muito querido, só deu bom exemplo pros filhos e eu me sinto muito feliz que fizeram essa homenagem pra ele”, afirmou.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.

Ao final da sessão, a família Bertoldi posou para a foto com os vereadores Foto: Tiago Rosário/CMJS

Sessão:

Sessão Ordinária - 01/12/2022