Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pré-Sessão destaca Semana Nacional do Trânsito e Marcha do Silêncio

COMPARTILHE

O programa Pré-Sessão desta quinta-feira (18), transmitido ao vivo da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, recebeu o diretor municipal de Trânsito e Transporte, Gilmar Marietto, e a voluntária do movimento Marcha do Silêncio, Kaká Mello, para apresentar a campanha local da Semana Nacional do Trânsito. A mobilização, promovida pela Prefeitura em parceria com o movimento, ocorre entre 18 e 25 de setembro — com ações estendidas até o dia 27 no município — e tem como foco a responsabilidade individual e a empatia no dia a dia ao volante, a pé ou sobre duas rodas.

Marietto traçou um panorama preocupante: a frota jaraguaense cresce, em média, 320 veículos por mês, enquanto a malha viária “não tem como se expandir no mesmo ritmo”. Segundo ele, os registros dos últimos três anos indicam média de cinco a seis acidentes por dia atendidos pela Polícia Militar — número que seria ainda maior, já que muitos sinistros não são acionados via PM. “Houve uma estabilização na quantidade, mas a gravidade aumentou: casos com fraturas, que há três anos giravam em torno de 20%, hoje já se aproximam de 50%”, alertou.

O diretor também ressaltou que mais de 90% dos acidentes decorrem de imprudência ou falha humana. “Motoristas, ciclistas e pedestres têm papéis fundamentais. Não adianta jogar toda a responsabilidade no poder público e pedir ‘faixa elevada’ a cada ocorrência se seguimos usando o celular ao dirigir ou desrespeitando a velocidade”, disse.

Para impactar a população, Prefeitura e Marcha do Silêncio iniciaram nesta quinta (18) a exposição de carros e motos envolvidos em acidentes em sete locais estratégicos da cidade. “É um lembrete visual do que acontece quando a atenção falha”, explicou Kaká Mello. O movimento, que está há quase 17 anos em Jaraguá do Sul, surgiu após a fundadora Sueli Mothes perder um amigo no trânsito e desde então realiza ações de memória e prevenção, como a tradicional caminhada no terceiro domingo de novembro, data mundial de lembrança às vítimas de trânsito.

Ações da semana em Jaraguá do Sul

  • Sábado (20), 9h–12h — Praça Ângelo Piazera: atividades lúdicas para crianças, conversa com famílias, distribuição de flyers e orientações técnicas da Diretoria de Trânsito.

  • Quinta (25) — Dia Nacional do Trânsito: rádios locais promoverão o Desafio da Empatia no Trânsito, incentivando gestos simples como dar a vez, parar para o pedestre, usar a seta e até cumprimentar quem está ao lado no congestionamento.

  • Sábado (27) — Blitz educativa: equipes da Diretoria e da Marcha do Silêncio estarão em 10 semáforos com materiais de conscientização e diálogo direto com motoristas e pedestres.

Educação como caminho: da escola para a rua

Os entrevistados reforçaram que educação permanente é o eixo central para reduzir colisões e salvar vidas. “Se educarmos hoje de forma diferente, em 5 a 10 anos teremos motoristas e pedestres com outra mentalidade”, afirmou Kaká. Marietto ponderou que soluções físicas (como lombadas e faixas elevadas) têm o seu lugar, mas não substituem comportamento responsável, pois, para ele, deixar o celular de lado e respeitar limites pode ser a diferença entre chegar e ceifar uma vida.

A Câmara Municipal também participa com campanha própria de comunicação: “A Câmara de Jaraguá do Sul está atenta ao trânsito”. O material lembra que o Legislativo não executa obras, mas representa a população por meio de indicações, moções, requerimentos e pedidos de informação para aprimorar a mobilidade e a segurança viária.

Ao encerrar, Marietto pediu respeito e empatia no tráfego: “Eu acho que esse é o nosso propósito, é fazer com que as pessoas se conscientizem de que, se ela não se incomoda, não se importa com a vida dela, ela que pense na vida do próximo”. Kaká resumiu em uma frase que norteia a campanha: “A pressa passa, mas a vida não volta.”

A programação e os materiais educativos serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura, da Marcha do Silêncio e da própria Câmara. A mensagem é direta: educação, atenção e gentileza salvam vidas — hoje, amanhã e todos os dias.

Ir para o conteúdo