Presidente comemora dia do profissional de educação física

Sessão ordinária 070

A presidente do legislativo jaraguaense, Natália Lúcia Petry, usou o espaço da Ordem do Dia para celebrar a data de primeira de setembro, que presta homenagem aos profissionais de Educação Física. Natália contou um pouco da luta para a conquista da regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil, assim como o próprio exercício da profissão, que exigiu muito esforço dos profissionais. “Primeiramente formamos as Associações dos Profissionais de Educação Física (APEF’s) no final da década de 70 e início dos anos 80. Através do esforço destas associações, tramitou o projeto de lei relativo à regulamentação, que foi vetado pelo Presidente da República na época. Após o veto, foi lançado o “Movimento nacional pela regulamentação do Profissional de Educação Física”, contou. Ela disse que uma batalha árdua para que o objetivo fosse alcançado foi travada. Documentos, petições, pressão sobre a classe política por vários anos tendo este esforço coroado com a regulamentação da profissão, através da aprovação do projeto pelo Congresso e promulgação da Lei, pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em 01/09/1998.
Para a vereadora, muito ainda há para se lutar e conquistar. Entendo que nossa profissão ainda não é remunerada da forma que deveria ser, tendo em vista a importância da atuação do profissional de Educação Física, seja na melhoria da qualidade de vida da população, seja na prevenção de doenças através das atividades físicas ou na educação das crianças através do esporte. “Lembro muito bem de todo o esforço que fazíamos para cursar a faculdade em Joinville e todo o trabalho para regulamentar esta profissão. Quero homenagear todos os profissionais de Educação Física relembrando algumas conquistas, entre elas, a constituição da Fundação Municipal de Esportes, de espaços adequados para o profissionais atuarem, quadras cobertas nas escolas, e hoje, atuando na política, vejo todo esse esforço sendo recompensado com os projetos que surgiram da garra e determinação desses profissionais”, celebrou
Natália lembrou ainda que na semana passada, recebeu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, juntamente com os professores Ito e Benhur, uma honraria pela atuação na área de Educação Física, por indicação do Deputado Jean Leutprecht. “Quero aproveitar este momento para dividir o mérito com cada professor de Educação Física das nossas escolas públicas e privadas. Com cada orientador das academias ao ar livre e academias da saúde do município, e com cada profissional de Educação Física de Jaraguá do Sul. Parabéns e o meu muito obrigada a cada um de vocês”, encerrou.