Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente da Copajas explana sobre entidade

COMPARTILHE

DSC05105A  presidente da Copajas, Cooperativa Agropecuária de Jaraguá do Sul, Ivanete de Souza, participou da sessão ordinária de ontem, 28, para relatar as atividades desenvolvidas pela entidade e explanar sobre os pleitos dos agricultores. Segundo Ivanete, a Copajas atua desde 2004 na busca de melhorarias na renda das famílias rurais e incentivando a permanência do jovem na agricultura. “Procuramos também reconhecer e valorizar as mercadorias produzidas pelos agricultores jaraguaenses”, afirmou.

A presidente explicou que uma das diretrizes adotadas para escoar a produção dos trabalhadores rurais do município consiste no fornecimento de alimentos para programas do governo federal como o PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, e o PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar. Com esses programas, os produtos agrícolas de Jaraguá do Sul são enviados para diversas cidades da região. “Além de Jaraguá do Sul, atendemos municípios como Pomerode, Gaspar, Indaial, Blumenau, Timbó, Lajes, Chapecó e Florianópolis”, comentou Ivanete.

Para Ivanete de Souza, apesar do crescente reconhecimento, os pequenos agricultores do município enfrentam cada vez mais obstáculos. “São fiscalizações e exigências semelhantes às impostas para grandes empresas de beneficiamento que comprometem a renda das famílias e a permanência na agricultura”, lamenta. Processos trabalhistas, Importação de produtos com valor menor e aumento das indústrias na região também são alguns dos problemas apontados pela presidente da entidade. Ivanete afirma ainda que a evasão dos agricultores para a área urbana na busca de melhores condições de habitação e emprego acarreta a falta de mão de obra no meio rural.

Responsável pelo Copajas, Ivanete de Souza destacou a importância da figura do agricultor na economia, na cultura e no cotidiano da cidade. “Se você fez alguma refeição nodia de hoje, agradeça ao agricultor, pois ele dedica tempo, compromete descanso e lazer, para dar atenção à produção que garante a comida em nossas mesas”, destacou. “A agricultura merece o respeito e apoio de todos para que possamos manter a qualidade dos alimentos de forma acessível, viável e rentável”, finalizou.