Presidente do Jacoritaba relata atividades

DSC06228O responsável pelo Grupo Escoteiro Jacoritaba, Gilberto Rafaelli, esteve na Câmara ontem, 24, a pedido do vereador Jair Pedri, para explanar sobre a história e listar as realizações da entidade.

Fundado no dia 1º de março de 1969, o Grupo Escoteiro Jacoritaba tem como objetivo desenvolver o caráter dos jovens jaraguaenses para que na maioridade se tornem bons cidadãos. Segundo Gilberto, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento de jovens através da prática de trabalhos em equipe e da vivência ao ar livre. “Um grupo escoteiro prima em ser exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina”, completou.

A ética dos escoteiros, conforme o presidente do grupo, é regida pelo conjunto de artigos intitulado “Lei Escoteira” que tem entre suas diretrizes a prática diária de boas ações e a convivência harmônica com plantas e animais.

O Grupo Escoteiro Jacoritaba foi reconhecido como utilidade pública em 1970. A entidade está filiada a União dos Escoteiros do Brasil e é um dos três maiores grupos de Santa Catarina. Dentre as premiações recebidas pela entidade está o “Prêmio Aurélio Azevedo Marques”. “Esse prêmio foi conquistado apenas por 9 entidades escoteiras dentre as mais de 1300 existentes no Brasil”, conta Gilberto. “O Jacoritaba foi o único premiado em Santa Catarina”, revelou.

Gilberto Rafaelli encerrou frisando que o trabalho escoteiro procura também gerar reflexos no futuro. “Esperamos que nossos jovens continuem sendo úteis para a sua comunidade”, afirmou. “Que sejam bons empresários, bons políticos, bons trabalhadores e que tenham como base os valores vivenciados no escoteirismo durante suas juventudes.”