Presidente do Legislativo prestou contas na Acijs

Presidente do Legislativo prestou contas na Acijs

O presidente do Legislativo Municipal, Anderson Kassner (PP), prestou contas das ações de 2018, durante a plenária ACijs/Apevi, desta segunda-feira (26). Kassner falou sobre números, projetos desenvolvidos, economia no decorrer de sua gestão e ações executadas e em planejamento até agora.

Citou os 308 Projetos de Lei Ordinária apreciados até o momento e as 1932 indicações. Entre os principais projetos que viraram lei, mencionou a Revisão do Plano Diretor (LEI COMPLEMENTAR Nº 219/2018); Programa de Pavimentação Comunitária (LEI Nº 7.738/2018); Simplificação do processo de alvarás, licenciamentos para empresas (LEI Nº 7.563/2018); Programa Avançar Cidades (LEI Nº 7.778/2018); Programa de Revitalização da Mata Ciliar (LEI Nº 7.613/2018); Programa de incentivo a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (LEI Nº 7.693/2018); Programa Bolsa Cultural (LEI Nº 7.616/2018); Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras (LEI Nº 7.700/2018); Criação do Parque Municipal Ambiental “Parque da Inovação” (LEI Nº 7.598/2018), entre outros.

O presidente ainda ressaltou aos empresários os contatos com diversas entidades de Jaraguá do Sul, que tiveram a oportunidade de explanar sobre seus trabalhos e também as reuniões internas entre os parlamentares para discussão de projetos.

Frisou um compromisso seu de gestão, o foco na economia. Neste ponto esclareceu sobre a decisão de não contratar um assessor da Presidência, cargo este, que poupará em torno de R$ 100 mil reais no ano. Ainda segundo Kassner, alguns contratos terceirizados também foram revistos, a fim de verificar a possibilidade de redução ainda maior de gastos. Com algumas medidas significativas, a economia neste ano de 2018 deverá chegar a R$ 1 milhão.

Anderson Kassner não deixou de mencionar o incentivo aos Programas Institucionais da Câmara de Vereadores, ressaltando a criação do Programa Alunos no Legislativo, para estudantes entre 10 e 12 anos, de escolas das redes municipal, estadual e particular, onde foram atendidos 1.230 alunos, de 19 escolas, em 2018.

Sobre a modernização dos procedimentos internos da Câmara, frisou a criação do WhatsApp da ouvidoria e a intenção de implantar o processo legislativo eletrônico; reduzir o número de impressões (reduzindo gastos financeiros e danos ao meio ambiente), registrar assinatura digital de todas as proposições legislativas e transmitir por meio eletrônico as proposições entre os Poderes Legislativo e Executivo, ações estas que estão em fase de estudos internamente.