Presidente do Samae participa de sessão na Câmara

Ademir Izidoro ressaltou investimentos nas redes de água e esgoto sanitário

Atendendo requerimento do vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), participou da sessão desta quinta-feira (23), o Presidente do Samae de Jaraguá do Sul, Ademir Izidoro, com objetivo de discorrer sobre as ações da autarquia.

Entre os destaque apresentados, investimentos para aumentar a capacidade de reservação e novas redes de água em bairros da cidade, reforços na rede de distribuição nos bairros Ilha da Figueira e Boa Vista na ordem de R$1,4 milhão, substituição de redes de distribuição em várias ruas, com investimento de R$ 6,5 milhões, ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do bairro Água Verde, na ordem de R$ 8 milhões e outros R$ 9,8 milhões na rede coletora de esgotamento sanitário dos bairros Jaraguá 84 e 99.

De acordo Ademir, para uma cobertura de 100% ou universalização do esgoto sanitário em Jaraguá do Sul, precisaria de investimentos na ordem de R$ 71 milhões.

O Presidente do Samae também comemorou o aumento nos índices de reciclagem, com a volta do saco verde, 24% neste ano. Em Eficiência Energética, a substituição de motores e lâmpadas, com investimento de R$ 900 mil e implantação do sistema de placas fotovoltaicas na ETA (R$ 1,2 milhão), também foram destacados.

Segundo Izidoro, Jaraguá do Sul conta atualmente com 850 km de rede de água e 550 km de rede de esgoto. “Tem redes com quase 50 anos, por isso nós temos que fazer investimentos para, aos poucos, irmos trocando essas redes. Temos 20 milhões de litros de reservação de água na cidade. Se parasse de produzir água, isso atenderia a cidade por somente 8 horas”, comentou.

Outros investimentos

– Plano Diretor Sede Central – R$ 1,2 milhão em obras + R$ 5,9 milhões no terreno

– Projeto de revitalização da Mata Ciliar – R$ 500 mil

– Ampliação do Proeva