Procuradoria da Mulher destaca início do Agosto Lilás

As procuradoras da Mulher do Legislativo de Jaraguá do Sul, vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo), vieram à sessão desta terça-feira (2) na Câmara Municipal vestindo a cor lilás para destacar o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Um dos motes da campanha é o de divulgar a Lei Maria da Penha, que em 2022 completa 16 anos. Inclusive as páginas da Câmara de Vereadores nas redes sociais também estão fazendo a sua parte com postagens e mudanças na identidade visual para lembrar o início da data.

Redes sociais da Câmara lembraram a data Imagem: divulgação

A vereadora Nina subiu à tribuna da Casa de Leis durante a sessão para afirmar que o Brasil ainda tem muito o que avançar nesse assunto. Mas não só no país. Ela lembra que Jaraguá do Sul também tem números preocupantes em relação à violência contra as mulheres. Segundo dados da Rede Catarina da Polícia Militar, em 2021 foram feitas 421 medidas protetivas, 539 ocorrências e em 47 oportunidades o Botão do Pânico foi acionado. Já em 2022 (até o dia 31 de julho) foram 308 medidas protetivas e 327 atendimentos de ocorrências de agressão contra mulheres.

Nina ainda alerta que outras instituições também têm números a apresentar, sem falar nos casos que não são registrados pelas autoridades. “Nós precisamos cada vez mais falar sobre violência contra a mulher, precisamos fortalecer as políticas públicas que já existem para diminuir esses números”, advertiu.

Nina veio à sessão de lilás para lembrar a campanha Foto: Tiago Rosário

Sirley Schappo também foi à tribuna falar sobre o assunto. Ela voltou a repetir que a violência contra a mulher deve ser combatida de duas formas: educação e punição. “Há casos em que a punição é necessária e há casos – e acredito nisso porque sou da área da Educação – em que a Educação pode fazer mudança de comportamento. Eu espero que essa mudança de comportamento aconteça nas futuras gerações e, talvez, alguns ainda se salvem nessa geração também”, salientou.

De lenço lilás, Sirley também destacou a data em sua fala durante a sessão Foto: Tiago Rosário

Por coincidência, também em agosto a Procuradoria da Mulher vai completar um ano de atividades, mais exatamente no dia 19. As procuradoras apresentaram as ações realizadas neste primeiro ano, como as várias palestras e eventos em que as parlamentares puderam dialogar com a sociedade, levar conhecimento sobre os temas abordados na Procuradoria e o trabalho realizado na Câmara de Vereadores. Em relação à violência doméstica, as procuradoras afirmam já terem atendido a 14 casos de mulheres que chegaram até elas pedindo ajuda. Segundo as parlamentares, todos os atendimentos são realizados com o acolhimento e o encaminhamento aos órgãos competentes da rede de proteção de acordo com a peculiaridade de cada caso, mantendo sempre o respeito e o sigilo à vítima e aos seus filhos.

“Quando falamos de violência contra a mulher, estamos falando da família, da criança, do idoso e da pessoa com deficiência. Precisamos cada vez mais discutir e debater esse assunto”, frisou Nina.

Os contatos da Procuradoria da Mulher podem ser encontrados no site da Câmara de Vereadores. Já o atendimento presencial pode ser feito na sede do Legislativo, na Rua dos Imigrantes, n° 500, bloco K, bairro Rau, Jaraguá do Sul-SC (anexo à Católica).

Sessão:

Sessão Ordinária - 02/08/2022