Procuradoria da Mulher é instaurada e procuradoras tomam posse

O dia 19 de agosto de 2021 vai ficar marcado na história da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, pois foi nesta data, nesta quinta-feira (19), que foi realizada a solenidade que instaurou a Procuradoria da Mulher do Legislativo jaraguaense, mais um órgão que irá trabalhar em defesa dos direitos das mulheres no município. Também na mesma noite, foram empossadas a procuradora da Mulher, Nina Santin Camello (Progressistas), e a procuradora adjunta, Sirley Schappo (Novo), ambas vereadoras jaraguaenses eleitas em 2020 e ambas vestidas com o lilás, a cor que representa a luta e as mobilizações contra a violência doméstica. A cor do Agosto Lilás.

As duas procuradoras jaraguaenses, agora de posse de seus cargos, terão a responsabilidade de encaminhar aos órgãos competentes — como Delegacia da Mulher, Ministério Público e Polícia Militar — as denúncias de violência e discriminação contra a mulher que chegarem até a Procuradoria. Também deverão sugerir, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Poder Público que visem a promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias. As procuradoras ainda vão trabalhar em prol do fomento à participação das mulheres na política. A resolução que criou o órgão ainda prevê que, caso não haja nenhuma vereadora eleita em Jaraguá do Sul nas próximas eleições, esses cargos poderão ser ocupados por vereadores homens.

Além dos vereadores de Jaraguá do Sul, estiveram presentes na cerimônia a vereadora e procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, vereadora Juliana Pavan, o procurador adjunto do órgão balneocamboriuense, vereador Anderson Santos, e a chefe de gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Emanuela Wolff, também representando o prefeito jaraguaense Antídio Lunelli.

Juliana salientou que ela e o vereador Anderson estão em seus primeiros mandatos como parlamentares. “Estamos conduzindo a Procuradoria Especial da Mulher com muita garra, muita força, muita determinação, na companhia de muitas pessoas que acreditam sim que a Procuradoria poderá e já está fazendo diferença na vida de muitas famílias, pois quando nós falamos na violência contra a mulher nós precisamos nos atentar na violência de um modo geral, pois a violência intrafamiliar, infelizmente, vem aumentando cada vez mais. E quando nos colocamos à disposição é justamente para orientar, dar amparo, atenção, ouvir, encaminhar aos órgãos competentes do município para que possam resolver situações que muitas vezes as mulheres não conseguem”, frisou a procuradora de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.

Juliana Pavan é vereadora e procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Balneário Camboriú

Algumas autoridades marcaram presença de forma online, como a desembargadora Salete Silva Sommariva, que é titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Além dela, a secretária de Esporte, Cultura e Lazer de Jaraguá do Sul, Natália Petry, e a secretária adjunta da OAB/SC, Luciane Mortari Zechini, também presenciaram o evento de forma virtual.

Também tiveram autoridades que enviaram vídeos parabenizando a iniciativa implantada nesta quinta-feira, como a procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Porto Belo, Silvana Nunes Stadler, a procuradora da Mulher na Alesc, deputada estadual Ada de Luca, a deputada Federal e representante da Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados, Carmen Zanotto, e a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr.

“Estarei sempre à disposição e à disponibilidade para auxiliar vocês em todos os projetos que vocês tiverem aí no município de Jaraguá do Sul. Hoje então quero parabeniza-los por essa iniciativa, desejar muito sucesso e dizer que contem comigo desde já. Tenho certeza que esse trabalho de vocês vai ajudar muito a zelar pelos direitos, a incentivar, acho que temos que ser grandes incentivadores das mulheres e de todos os talentos e de todos os dons que o nosso estado e o catarinense têm”, exaltou a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr.

“Agradecer a toda a população que está nos apoiando, a quem esteve hoje nos acompanhando pelas redes sociais, à vereadora Juliana Pavan que esteve aqui hoje e que, para nós, ela foi um exemplo, trazendo para nós os conhecimentos da Procuradoria da Mulher em Balneário Camboriú. Eu tenho certeza que este dia, para a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, vai ficar na história, pois criamos hoje aqui um braço a mais para dar atendimento às mulheres vítimas de violência”, ressaltou a procuradora da Mulher, Nina Santin Camello.

“A noite de hoje foi bastante emocionante. Tivemos o depoimento da nossa vice-governadora, da desembargadora, a procuradora (da Mulher) de Balneário esteve aqui presente oficializando a nossa posse e fiquei bastante emocionada. O depoimento de todas fez com que percebêssemos que nós estamos no caminho certo, lutando pelos direitos das mulheres e tomara que um dia a gente não precise mais de políticas públicas para a garantia dos direitos da mulher. Eu ainda sonho com isso, num país onde esse tipo de coisa não seja mais necessário”, destacou a procuradora adjunta da Mulher, Sirley Schappo.

Confira a solenidade:

Sessão Solene instalação e posse da Procuradoria da Mulher - 19/08/2021