Procuradoria da Mulher participa de ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher

No contexto das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul tem desempenhado um papel ativo na promoção da igualdade de gênero e na conscientização sobre os direitos das mulheres na sociedade.

Em um esforço contínuo para empoderar e educar, a Procuradoria participou de uma palestra realizada na Faculdade Anhanguera no dia 6 de março, onde discutiu-se questões pertinentes à luta das mulheres por igualdade e justiça. A presença e engajamento da Procuradoria foram importantes para estimular o debate e ampliar a conscientização sobre as questões de gênero.

Além disso, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul estará presente no Grupo Malwee no dia 8 de março, distribuindo materiais informativos e promovendo diálogos sobre a importância da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres.

Em Jaraguá do Sul, a Procuradoria da Mulher é um órgão do Legislativo municipal que visa promover e defender os direitos das mulheres, desempenhando um papel crucial na implementação de leis voltadas para a igualdade de gênero, além de ser uma ferramenta para dar voz às mulheres que enfrentam violência e discriminação.

Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, é imprescindível que continuemos trabalhando em direção a uma sociedade onde as mulheres não apenas conquistem seus espaços, mas também se sintam seguras, respeitadas e valorizadas. A conscientização, a educação e o apoio contínuo são essenciais para superar os desafios que ainda persistem, construindo assim um futuro mais equitativo para todas as mulheres.

Dados sobre as mulheres no Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através do Censo 2022, são 104,5 milhões de habitantes mulheres, ou seja, cerca de 51,8% da população brasileira.

Esta realidade também pode ser observada em Jaraguá do Sul, com uma população majoritariamente feminina, com 51% ante os 49% formados pelo público masculino. Os 182.660 habitantes do município são divididos em 92.306 mulheres e 90.354 homens.

Apesar disso, ainda enfrentam desafios significativos em termos de igualdade de oportunidades, salários equiparados e acesso a direitos básicos.

Histórico do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem suas raízes na luta das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos iguais. A data foi oficializada pela ONU em 1975, reconhecendo o papel fundamental das mulheres na construção de sociedades mais justas e equitativas.