Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procuradoria da Mulher participa de ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

No contexto das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul tem desempenhado um papel ativo na promoção da igualdade de gênero e na conscientização sobre os direitos das mulheres na sociedade.

Em um esforço contínuo para empoderar e educar, a Procuradoria participou de uma palestra realizada na Faculdade Anhanguera no dia 6 de março, onde discutiu-se questões pertinentes à luta das mulheres por igualdade e justiça. A presença e engajamento da Procuradoria foram importantes para estimular o debate e ampliar a conscientização sobre as questões de gênero.

Além disso, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul estará presente no Grupo Malwee no dia 8 de março, distribuindo materiais informativos e promovendo diálogos sobre a importância da igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres.

Em Jaraguá do Sul, a Procuradoria da Mulher é um órgão do Legislativo municipal que visa promover e defender os direitos das mulheres, desempenhando um papel crucial na implementação de leis voltadas para a igualdade de gênero, além de ser uma ferramenta para dar voz às mulheres que enfrentam violência e discriminação.

Ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, é imprescindível que continuemos trabalhando em direção a uma sociedade onde as mulheres não apenas conquistem seus espaços, mas também se sintam seguras, respeitadas e valorizadas. A conscientização, a educação e o apoio contínuo são essenciais para superar os desafios que ainda persistem, construindo assim um futuro mais equitativo para todas as mulheres.

Dados sobre as mulheres no Brasil

Dados sobre as mulheres no Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através do Censo 2022, são 104,5 milhões de habitantes mulheres, ou seja, cerca de 51,8% da população brasileira.

Esta realidade também pode ser observada em Jaraguá do Sul, com uma população majoritariamente feminina, com 51% ante os 49% formados pelo público masculino. Os 182.660 habitantes do município são divididos em 92.306 mulheres e 90.354 homens.

Apesar disso, ainda enfrentam desafios significativos em termos de igualdade de oportunidades, salários equiparados e acesso a direitos básicos.

Histórico do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem suas raízes na luta das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos iguais. A data foi oficializada pela ONU em 1975, reconhecendo o papel fundamental das mulheres na construção de sociedades mais justas e equitativas.