A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul deu um passo importante na última semana para o lançamento do programa Procuradoria da Mulher em Ação. Foram realizadas duas reuniões de alinhamento com o objetivo de apresentar a iniciativa e detalhar como ela funcionará nas escolas da cidade.
O programa visa levar o debate sobre o combate à violência contra a mulher diretamente para a sala de aula, envolvendo os alunos do 9º ano. A partir da próxima quinta-feira (4), esses estudantes começarão a ser atendidos na Câmara Municipal, onde terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
O primeiro encontro ocorreu na quarta-feira (27), na sede da Câmara Municipal. A reunião contou com a presença de profissionais do Núcleo de Prevenção às Drogas e à Violência (NEPRE) da Coordenadoria Regional de Educação. A vereadora Sirley Schappo (Novo), procuradora membro, participou da discussão para alinhar as atividades com a rede estadual de ensino.
Já a segunda reunião aconteceu na quinta-feira (28), na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A procuradora da mulher, vereadora Professora Natália Lúcia Petry (MDB), esteve presente junto com a secretária municipal de Educação, Professora Iraci Müller, e diretores de escolas municipais. Neste encontro, foram apresentados os detalhes de como o projeto será implementado nas escolas da rede municipal.
Durante a reunião, a vereadora Natália Lúcia Petry ressaltou a relevância do programa. “A Procuradoria da Mulher em Ação é uma iniciativa de extrema importância, pois trata de um tema que precisa ser levado para dentro da sala de aula de forma direta, clara e objetiva”, afirmou a vereadora. Ela destacou ainda o valor da parceria com as redes de ensino municipal, estadual e privada para fortalecer a conscientização sobre o tema entre os jovens.
Lançamento e exposição marcam início das atividades
O programa Procuradoria da Mulher em Ação será lançado oficialmente nesta quinta-feira, 4, às 14h, no Plenário Victor Bauer. O evento, será aberto à comunidade de Jaraguá do Sul. Na ocasião, acontecerá a abertura da exposição “Normalização do feminicídio e a violência contra a mulher nas letras de músicas brasileiras”. A mostra foi elaborada pelos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Max Schubert e integra o lançamento do programa.