Governo do Estado poderá repassar recursos às redes femininas

Foto: Bruno Collaço/Agência AL

Na tarde de terça-feira (14), a procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, vereadora Nina Santin Camello (PP), junto à presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer jaraguaense, Márcia Silveira, e voluntárias da entidade, assistiu à votação do projeto de lei n° 17/2022 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. De autoria da deputada Ada de Luca (MDB), o projeto de lei autoriza o Governo do Estado a repassar recursos do Fundo Estadual de Saúde às redes femininas de combate ao câncer dos municípios catarinenses. O PL foi aprovado e passará pela votação da Redação Final antes de seguir para análise do governador Carlos Moisés.

Conforme o texto da matéria, os repasses serão feitos por meio de convênio e serão restritos às unidades de redes femininas legalmente constituídas e detentoras de declaração de utilidade pública. Atualmente, 71 municípios contam com a rede, com quase 4 mil voluntárias, responsáveis por 100 mil atendimentos ao ano.

Segundo a vereadora Nina Santin Camello, que tem uma longa trajetória na Rede Feminina de Jaraguá do Sul, esse projeto representa uma vitória para as entidades, assim como para toda a população. “Uma luta de todos porque vai dar melhores condições financeiras e mais dignidade a esse trabalho incrível que os anjos de rosa desenvolvem por todo o Estado”, completa.

Voluntárias das redes femininas de todo o estado acompanharam a votação no Plenário Deputado Osni Régis e comemoraram a aprovação do projeto cantando o Hino da Rede Feminina de Combate ao Câncer, inspirado na canção francesa La Vie en Rose.

Vereadora posou para a foto com as voluntárias da Rede Feminina de Jaraguá do Sul Foto: assessoria da vereadora Nina Santin Camello