Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Professores são homenageados pelos vereadores mirins jaraguaenses

COMPARTILHE

Ao encerrar a sessão solene de homenagem ao Dia do Professor na tarde desta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a presidente mirim Bruna Lazzarotto Silva lembrou da importância que os nossos mestres tiveram ao longo de nossas vidas. “Somos um pouco de todos os professores que conhecemos e a eles sempre deveremos uma parte das nossas conquistas”, sublinhou.

O Dia do Professor é celebrado anualmente em todo o Brasil no dia 15 de outubro. A homenagem foi feita a 11 professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, das escolas em que os vereadores mirins estudam. Cada dupla mirim – titular e suplente – escolheu um agraciado. No evento, eles receberam dos jovens parlamentares flores, maçãs e placas de reconhecimento em tributo a todo o trabalho realizado durante a carreira. O coordenador do Programa Vereador Mirim, professor Joel Luís Corrêa, também recebeu uma homenagem surpresa dos mirins.

O professor e coordenador Joel também foi agraciado de surpresa durante a solenidade Foto: Tiago Rosário/CMJS

Durante a cerimônia, houve apresentações musicais e artísticas. O poema “Uma maçã para o meu professor”, escrito pelo coordenador Joel, foi lido pela mirim Natália Hermann em um vídeo. Nele, ela ressaltou a semelhança da maçã com o coração e explicou que é por esse fato que a fruta simboliza o amor e é tão associada ao afeto entre alunos e professores.

 

“Deve ser por essa semelhança,

Que no mundo inteiro qualquer criança

Presenteia com muito valor

Uma deliciosa maçã ao seu professor”

(trecho do poema)

 

Além dos mirins e seus professores, também estiveram presentes na solenidade o presidente do Legislativo adulto, Jair Pedri, a secretária municipal de Educação, Ivana Atanásio Dias, a vereadora e professora aposentada, Sirley Schappo, e a supervisora da Secretaria Estadual de Educação, Marisa de Fátima Foppa.

Ao usar a palavra, Jair Pedri lembrou que cada pessoa carrega uma bagagem dentro de si com muitas informações, dons e dificuldades. Para ele, é com o passar do tempo que se aprende a entender o valor da Educação e do professor.

“É ele que nos ensina a transformar informação em conhecimento. Em transformar sonhos e dons em aspirações. E são eles que nos ensinam a transformar dificuldades em aprendizados. A minha gratidão e o meu reconhecimento pelo desempenho desta importante missão que os leva dia-a-dia ao universo da sala de aula”, destacou.

Jair Pedri usou a tribuna da Câmara para prestar a sua homenagem aos professores Foto: Tiago Rosário/CMJS

A secretária Ivana Atanásio Dias agradeceu ao trabalho desempenhado pelos profissionais homenageados e o respeito deles à Educação. Ela também lembrou e advertiu sobre a diminuição na quantidade de professores no país. Conforme Ivana aponta, o déficit de educadores no Brasil nos próximos anos será de cerca de 235 mil profissionais, o que para ela torna a missão do professor ainda mais heroica.

“Porque não é fácil. É um mundo muito difícil. Ao mesmo passo que é o mundo da informação, é o mundo da desinformação, de ideias muito frágeis, de opiniões sobressalentes, sem conhecimento de causa. E compete ao professor trazer a serenidade, trazer o diálogo, trazer a parcimônia”, enfatizou.

 

Veja quem foram os professores homenageados:

 

Professor Bruno Roque Younes

Escolhido pelas mirins Ana Luísa Spengler e Camile Consenso do Colégio Conexão

O professor Bruno Roque Younes tem naturalidade Libanesa-brasileira.

Ele é doutor em História e atua como professor há 12 anos, sendo seu principal local de atuação o Colégio Conexão.

O professor Bruno escolheu esta profissão porque sempre teve o sonho de semear em seus alunos a vontade de ser melhor e de construir uma sociedade melhor.

Como profissional da educação ele procura ajudar o aluno a entender o que o universo da História pode propor para um melhor avivamento social.

O nosso professor homenageado é um dos professores mais importantes e especial que nós temos. Ele sempre está disposto a nos ouvir quando precisamos e sempre responde as nossas dúvidas. As suas aulas são sempre muito divertidas, mesmo que muitas vezes ele é obrigado a ser aquele professor mais rígido, mas sabemos que é porque ele só quer o nosso bem.

Somos muito agradecidos por todo conhecimento que ele compartilha conosco. Parabéns pelo seu dia.

 

Professor Valdemar Albrecht

Escolhido por Nathalia Mews e Guilherme Brogni da E.E.B. Prof. João Romário Moreira

O professor Valdemar Albrecht nasceu no dia 22/12/1971 na cidade de Rio Negro, Paraná, porém, sempre residiu com a família em Mafra, Santa Catarina.

Atualmente, reside no Bairro Barra do Rio Cerro e trabalha como Professor de Educação Física na Escola João Romário Moreira, localizada no Bairro Rio Cerro II.

Valdemar iniciou sua graduação na Universidade do Contestado, em Mafra, e formou-se em Educação Física no ano de 1999. Em 2001 finalizou a Pós- graduação em “Ciência do Movimento Humano”.

Assim que finalizou a graduação, foi convidado por um amigo para trabalhar na área da Educação em Jaraguá do Sul.

Seu primeiro trabalho como professor foi na Escola Alvino Tribess em 2001 e na Escola Santo Estevão (Rede municipal). Prestou Concurso Público e em 2003 tornou-se Professor Efetivo na Escola João Romário Moreira, onde trabalha até hoje.

O Professor Valdemar leciona Educação Física para as séries iniciais e séries finais, realiza seu trabalho com muita dedicação, fazendo com que seus alunos acreditem em seu potencial.

Também, é importante lembrar que nunca mediu esforços para ser possível a participação dos alunos nos campeonatos esportivos, locais ou até mesmo em outros municípios, trazendo sempre bons resultados e muitas premiações.

É notável que todo esse trabalho é feito pelo professor Valdemar com amor, esforço e dedicação e com toda a certeza será lembrado como um “excelente profissional”.

 

Professora Camila Nehring Belo

Escolhida por Eduarda Cristina Benkendorf e Rafael Hasse da E.E.B. Profª Lilia Ayroso Oechsler

A professora Camila Nehring Belo nasceu em Presidente Prudente/SP, onde morou até os 18 anos.

Formou-se em 2007, no curso de Licenciatura Plena em História, na Universidade Federal da Grande Dourados UFGD, onde também fez o Mestrado, defendendo sua dissertação em História, no ano de 2011.

Ela ingressou no Concurso público da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina em 2012. Efetivou-se na Escola São Pedro na cidade de Guaramirim, atuando até o ano de 2016. Neste ano pediu remoção para a Escola Professora Lilia Ayroso Oechsler, onde atua até hoje.

Em 2019 foi eleita democraticamente como Gestora da Unidade Escolar, mandato até 2023. Totalizando 9 anos e 6 meses como professora da rede.

Nossa homenageada é uma mulher forte, bem humorada, um doce, muito educada, gentil e prestativa. Admiramos o seu jeito de trabalhar e o tratamento que dispende a todas as pessoas.

 

Professora Cristiane Liebl Palhoni
Escolhida por Romulo Henrique Westphal e Júlia Deschamps da E.M.E.B. Loteamento Amizade

A professora Cristiane Liebl Palhoni é formada em Biologia e pós graduada em Interdisciplinaridade.

As primeiras escolas onde atuou como professora foram na cidade de Mafra, SC: Colégio Estadual Barão de Antonina e Colégio Estadual Jovino Lima no ano de 1994, lecionando as disciplinas de Ciências, Biologia e Química.

No ano 2001 fez inscrição para lecionar nas escolas municipais de Jaraguá do Sul. Foi selecionada e decidiu mudar-se para o nosso município. As primeiras escolas onde trabalhou em Jaraguá do Sul foram a Machado de Assis e a Max Schubert.

Em 2002 fez o concurso público da rede municipal e estadual de ensino na área de Ciências. Na rede estadual assumiu a vaga na Escola Almirante Tamandaré no município de Guaramirim e após um ano solicitou remoção para lecionar Biologia na Escola Abdon Batista em Jaraguá do Sul.

Na rede municipal após o concurso lecionou na Escola Waldemar Schmitz, Maria Nilda Salai Stahelin e no Projeto de Educação para Adultos.

Atualmente, na rede municipal de ensino, a professora Cristiane leciona nas Escolas Waldemar Schmitz e Loteamento Amizade.

 

Professora Eliane Francesci

Escolhida por Natália Hermann e Bianca Prestes da E.M.E.B. Joaquim Ferrazza

A professora Eliane Francesci é natural da cidade de Jaraguá do Sul. Tem pós graduação em pedagogia e 32 anos de trajetória como professora.

A nossa homenageada é muito importante para todos que já tiveram o prazer de tê-la como professora. Sempre ensinou muito para todos e também incentivou quando preciso. Não apenas ensinou a ler e escrever, mas sim, nos preparou para a vida.

Além de professora é nossa amiga, muitas vezes como nossa mãe e uma chama de luz constante na vida de seus alunos.

Ela sempre pensou em ser professora, já que gostava muito de materiais escolares e também se inspirou muito em sua mãe, tal qual marcou muito a história de sua vida, até porque foi sua primeira professora.

Eliane contou que uma de suas coisas favoritas sendo professora é de ter a alegria de ver os seus alunos lendo, escrevendo e saber que foi ela quem os ensinou.

Ela adora saber o grande papel que o professor tem na vida dos alunos e que eles são como um familiar, alguém que você sempre pode contar.

A mensagem que a professora Eliane gostaria de deixar a todos os seus antigos e novos alunos é: “Espero que vocês consigam perceber que o professor está ali para fazer o seu melhor, e nunca percam o desejo aprender. Sejam curiosos no conhecimento!”

 

Professora Flávia Regina Keiser Pommerening

Escolhida pelas mirins Elisa Amorim e Ana Júlia Nicocceli da E.M.E.B. Anna Töwe Nagel

A professora Flávia Regina Keiser Pommerening é natural do município de Jaraguá do Sul. Ela é casada com Alexandre Pommerening e mãe da Luisa Keiser Schneider e da Beatriz Keiser Pommerening.

Formou-se na faculdade de Matemática pela Univille e tem especialização em Educação Matemática pela Furb.

Atua como professora há 26 anos, sendo as principais escolas onde trabalhou: E.M.E.B. Santo Estêvão, E.M.E.B. Gertrudes Milbratz e E.M.E.B. Anna Towe Nagel.

A nossa homenageada é super atenciosa com os alunos, ensina muito bem e é muito carinhosa com todos. Ela faz com que a matemática fique muito mais fácil.

 

Professora Ieda Denise Giovanella Angelo

Escolhida por João Danilo Santos Heck e Heloísa Tallini da E.M.E.B. Profª Gertrudes S. Milbratz

A Professora Ieda Denise Giovanella Angelo é natural de Jaraguá do Sul. É casada com Elói Angelo e mãe do Vitor Angelo e Olivia Angelo.

A sua formação de nível superior é em Letras Português/Inglês com especialização em Informática na Educação.

Ela atua há 31 anos como professora. Trabalhou nas escolas Luiz Gonzaga Ayroso, Antônio Estanislau Ayroso e Professora Gertrudes Stailein Milbratz.

Nossa homenageada conquista seus alunos com seu jeito carismático, é querida pela grande maioria da escola e gosta de dar explicações completas sobre os conteúdos da sua disciplina.

 

Professora Joseliane Aparecida Dias De Moura

Escolhida por Bruna Lazzarotto Silva e Pedro Fernandes da E.E.B. Julius Karsten

A professora Joseliane Aparecida Dias de Moura nasceu em 10 de fevereiro de 1976 em União da Vitória no Paraná. É Licenciada em Letras e Pós Graduada em Linguística e Histórias Infantis. Iniciou sua caminhada na Educação em fevereiro de 1999, na Escola de Educação Básica Julius Karsten.

Atualmente trabalha com a disciplina de Inglês com alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.

Ela foi escolhida para ser homenageada porque durante toda sua trajetória profissional vem demonstrando dedicação, compromisso e amor pela Educação. Além de professora, os alunos e professores, a consideram amiga, parceira e companheira em todos os momentos.

É uma profissional que acredita no potencial de seus alunos e procura, através do desenvolvimento de suas atividades, oportunizar a busca do conhecimento e desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Nosso agradecimento à professora Joseliane, por toda sua dedicação, amor e respeito por todos alunos, professores, direção, equipe pedagógica e demais funcionários.

 

Professora Luci Maria Rodrigues

Escolhida por Matheus Evangelista e Nicoly Zavaski da E.M.E.B. Luiz Gonzaga Ayroso

A professora Luci Maria Rodrigues é natural de Itajaí, casada com José Roberto Inthurn (in memorian) e mãe de duas meninas, Gabriela Rodrigues Inthurn e Carolina Rodrigues Inthurn, avó da Lara Inthurn Rodrigues.

Ela possui licenciatura em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais, atua há mais de 15 anos na educação lecionando há 10 anos na Escola Municipal de Educação Básica Luiz Gonzaga Ayroso, localizada no Bairro Jaraguá 84.

Nossa homenageada tem inúmeros cursos na área de educação. É especialista em “Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva”. Sua maior atuação é na sala de aula, no entanto tem experiência como Secretária Acadêmica e Tutoria Pedagógica.

Trata a todos com muito amor e carinho e sempre dá o melhor de si.

Em muitos momentos ela é uma grande amiga, uma segunda MÃE, que aconselha e ensina não somente os conteúdos, mas sobre a VIDA.

Como professora sempre incentiva os alunos a estudarem, para que evoluam, inovem e despertem outras habilidades.

Ela é uma professora que pensa no futuro e com certeza marcou a vida de todos que foram seus alunos, que a levarão em seus corações enquanto viverem.

Parabéns pela brilhante carreira e obrigada por todo o seu empenho em fazer sempre o melhor para os seus alunos e a comunidade!

 

Professora Renatha Danielle Souza de Paula

Escolhida pelas mirins Manuela Motta Aragão e Gabriela Planincheck do Colégio Marista São Luís

A professora Renatha Danielle Souza de Paula é natural de Campina da Lagoa no Paraná. Mãe do Pedro Henrique e da Ana Júlia.

Ela é formada em Pedagogia com especialização em Neuropsicopedagogia.

A nossa homenageada leciona há 19 anos, atuando nas Escolas da rede Estadual João Romário Moreira e Valdete Piazera, como também nas escolas da rede particular de ensino Loni Emmendoerfer e Marista São Luís.

Ela tem a convicção de que é uma pessoa nascida para ser mãe e professora. Além disso, é apaixonada pela educação inclusiva e com equidade, por isso acredita que um mundo melhor só se faz pela educação. Tem como filosofia de profissão e missão que só se educa com amor e zelo ao educando e busca colocar essas máximas em prática durante toda a sua docência.

 

Professora Rosimeri Janning Kuklinski

Escolhida por Gabriela Vitoria Güths e Nátali Cataneo Ortiz da E.M.E.B. Machado de Assis

A professora Rosimeri Janning Kuklinski nasceu no ano de 1971 no município de Blumenau. Atualmente reside no município de Massaranduba. Ela é viúva e mãe de duas filhas.

Para ela ser professora é um sonho de criança concretizado com sucesso.

Iniciou sua carreira em 1992 na escola Padre Bruno Linden em Massaranduba e no mesmo ano iniciou na Escola General Rondon, onde leciona até hoje.

Em 2003 através do concurso público efetivou-se na rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul, nas escolas Machado de Assis e Erich Blosfeld. Ela é formada em Ciências da Religião com especialização nesta mesma área.

Atualmente ela trabalha na rede municipal de Jaraguá do Sul e na rede estadual.

Nossa homenageada sempre tenta ver o lado dos alunos. Não sai julgando sem saber. Ela sabe acolher os alunos quando precisa. Exige respeito, mas também respeita seus alunos. Nós sabemos que se precisarmos conversar sobre qualquer assunto, ela vai nos escutar e terá sempre um conselho para compartilhar.

 

Sessão:

Câmara Mirim - Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Professor