Profissional de apoio a alunos com deficiência terá nível superior

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, esteve na tarde desta quinta-feira (1°) na Câmara de Vereadores para protocolar um projeto de lei que promove uma reforma administrativa na Prefeitura jaraguaense. Na proposta, uma novidade: a criação do cargo efetivo de profissional de apoio escolar para atender os alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino. Ele, que esteve acompanhado do chefe de Gabinete, João Berti, foi recebido pelo presidente do Legislativo, Jair Pedri (PSD), e pelo líder de governo Luís Fernando Almeida (MDB).

Conforme a matéria protocolada, os novos servidores terão nível superior em Licenciatura ou Pedagogia, em vez de Ensino Médio, como é exigido atualmente. Na reunião, Almeida agradeceu ao chefe do Executivo por atender um pedido dele e dos vereadores que fazem parte da base do governo na Câmara: Ademar Winter (PSDB), Anderson Kasner (PP), Jonathan Reinke (Podemos), Ronnie Lux (MDB) Osmair Gadotti (MDB) e Jair Pedri. Em outubro deste ano, eles sugeriram à Administração jaraguaense a contratação de profissionais de apoio escolar com formação de Ensino Superior para atender os apelos que os pais desses jovens deficientes faziam à época.

Os novos profissionais vão substituir os atuais terceirizados, que não têm nível superior, contratados através da empresa Flama. A reivindicação vem sendo feita desde a realização da audiência pública que debateu a Educação Especial no município em abril deste ano.

Para Luís Fernando Almeida, a reforma é necessária e visa atender uma demanda importantíssima para os estudantes do município. “A educação inclusiva precisa ser discutida e nunca deixou de ser olhada pelos vereadores da base. Dialogamos diversas vezes com a Prefeitura de forma responsável e sem transformar a pauta em um cabo de guerra, para buscarmos uma solução, levando em consideração a responsabilidade fiscal juntamente com a responsabilidade social envolvida”, comentou.

O projeto agora deve tramitar nas comissões da Câmara e, em breve, votado pelos vereadores em plenário.

Almeida agradeceu pelo atendimento ao pedido dos vereadores da base Foto: Tiago Rosário/CMJS