Programa Alunos no Legislativo é aprovado em segunda votação

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (28), por unanimidade, em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei nº 189/2018, de autoria do vereador Anderson Kassner (PP), que institui o Programa “Alunos no Legislativo” a ser coordenado e executado pelo setor de Programas e Ações Institucionais da Câmara Municipal.

O Programa tem como público‐alvo os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino do município, que possuam no currículo escolar, o conteúdo programático relacionado ao conhecimento sobre os três poderes.  A intenção é que os estudantes identifiquem, na organização política do Brasil, as atribuições e competências do Poder Legislativo, com a compreensão das funções dos Vereadores.

Segundo o autor da proposta, Anderson Kassner, a intenção é aproximar cada vez mais os estudantes do Poder Legislativo. “Uma das minhas metas de gestão é incentivar e valorizar os programas institucionais da Câmara de Vereadores. É através das crianças que nós vamos mudar a política no nosso país”.

Em 2018 serão atendidos mil alunos, com idades entre 10 e 12 anos. Por ano serão cerca de três mil estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular.

Etapas do Programa

As escolas participantes do Programa terão transporte dos estudantes até a Câmara de Vereadores e vice-versa; recepção das Escolas no Plenário da Câmara; palestra audiovisual; visita às dependências da Câmara de Vereadores; coffee break e avaliação e aperfeiçoamento do programa.

Após a visita na Câmara de Vereadores as Escolas comprometem-se a enviar algum trabalho desenvolvido pelos alunos com o tema “Alunos no Legislativo”, para que seja exposto na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. A avaliação dos resultados obtidos com a realização do Programa, assim como a pesquisa de satisfação dos alunos e professores deverão ser apresentadas em forma de relatório.