Programas institucionais da Câmara chegam à marca de mil alunos

Os programas institucionais da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul chegaram à marca de mil estudantes atendidos na noite desta terça-feira (28), quando o coordenador Joel Luís Corrêa palestrou para 31 alunos do Ensino Médio da Escola Elza Granzotto Ferraz, do bairro Santa Luzia. Eles fizeram parte das atividades do Câmara.Com Você que neste primeiro semestre de 2022 já recebeu 433 jovens para falar sobre o funcionamento do Legislativo Municipal e de outros poderes da República, como o Executivo e o Judiciário.

Durante as atividades do Programa, os estudantes são incentivados a discutir a realidade da comunidade onde vivem e propor sugestões aos vereadores sobre possíveis projetos de lei, indicações ou qualquer outra matéria legislativa que proporcione melhorias à sociedade. Os alunos da Elza Granzotto Ferraz também fizeram as suas sugestões:

• Aumentar os horários de ônibus no Santa Luzia;
  • Mais áreas de lazer em Santa Luzia;
  • Criação de ciclovia;
  • Asfaltar as ruas Benjamim Buccio, Paulino Pretti, Ana Paula Aguiar e Stefany Frank;
  • Reparar os buracos e construir calçadas na Rua Carlos Frederico Ranthum;
  • Disponibilização de transporte público para estudantes;
  • E implantação de lombadas em frente ao Residencial Santa Luzia.

Agora essas reivindicações serão enviadas aos vereadores jaraguaenses para que tomem conhecimento dos anseios dos jovens.

Reivindicações da Escola Elza Granzotto Ferraz serão levadas aos vereadores Foto: Tiago Rosário/CMJS

O outro programa institucional da Casa de Leis jaraguaense é o Alunos no Legislativo, que recebeu, nestes primeiros seis meses do ano, 478 jovens do Ensino Fundamental com o objetivo de trabalhar a organização política do Brasil e as atribuições e competências do Poder Legislativo.

Além disso, o Programa Vereador Mirim também recebeu 186 alunos de escolas do município que puderam assistir às sessões dos jovens parlamentares e entender como funciona os trabalhos da Câmara, chegando, assim, a marca de 1.097 visitas. A expectativa é que até dezembro esse número possa ultrapassar os dois mil estudantes atendidos.

As unidades escolares que quiserem realizar alguma das atividades dos programas institucionais da Câmara Municipal jaraguaense, basta agendar uma visita através do contato (47) 3307-3230 ou pelo email programas@jaraguadosul.sc.leg.br.

Alunos têm oportunidade de sentar nas cadeiras dos vereadores e entenderem como funcionam as votações na Câmara Foto: Tiago Rosário/CMJS