Projeto das hortas comunitárias é apresentado aos vereadores

DSC05379Funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o secretário Hideraldo Colle, apresentaram aos vereadores na sessão de ontem, 24, a iniciativa das hortas comunitárias. O projeto intitulado “Germinar”  contempla, atualmente, oito hortas em atividade nos bairros. A intenção da administração municipal é chegar a 40 até o fim do governo.

Conforme o idealizador do projeto, Aricenir Canuto, a ação é viabilizada por meio de parcerias com associações de moradores em terrenos baldios de propriedade de município, muitas vezes usados irregularmente para descarte de materiais e de lixo.

Canuto explicou que a Prefeitura fornece os materiais para cercar o terreno, adubos e as mudas de hortaliças. Já a comunidade fica responsável pelo plantio e manutenção dos espaços. Os canteiros são divididos entre os moradores interessados, a critério da própria comunidade.

Coordenador do projeto, Ambrósio Lino Becker informou que a Ilha da Figueira foi o primeiro bairro contemplado, e já está na segunda colheita. Também foram mostradas imagens de outras comunidades com as hortas em produção, como João Pessoa, Barra do Rio Cerro, São Luís, Jaraguá 84 e Vila Nova. Segundo ele, até o fim do ano a intenção é chegar a 14 hortas, entre os quais nos bairros Tifa Martins e Rio da Luz.

O vereador Jair Pedri elogiou a iniciativa, por entender a necessidade de parcerias para diminuir o ônus do poder público. “Este projeto vai ao encontro do interesse comunitário”, disse, solicitando a implantação de uma horta na Vila Lenzi. Na mesma linha pronunciou o vereador Jeferson de Oliveira, para quem é preciso cada vez mais envolver a comunidade nas ações.

Ao parabenizar a ação, o vereador Jocimar de Lima questionou o critério para a escolha dos terrenos. Para ele, os imóveis podem eventualmente atender a outras necessidades, como construção de creches e postos de saúde, por isso é preciso ter cautela nestas definições. Os vereadores Pedro Garcia, Vitório Lazzaris e Arlindo Rincos também elogiaram a iniciativa.