Projeto de vereadora mirim contra pobreza menstrual vira realidade

A Secretaria de Educação vai tornar realidade a indicação da ex-vereadora mirim Maria Carollini Maes, 16 anos, que propôs, em 2021, a disponibilização de absorventes em dispensers (recipientes de acrílico) nos banheiros femininos das escolas municipais. Maria Carollini explica que, com sua indicação, teve por objetivo facilitar a vida de meninas em seu período menstrual e que, caso esquecessem ou não tivessem o absorvente, precisavam ir até a coordenação da escola. “Na época (2021), conversei com as meninas da Escola Marcos Emílio Verbinnen, onde eu estudava, e muitas relatavam que tinham vergonha de ir até a coordenação para pedir absorvente. Então, com a ajuda da Câmara de Vereadores de Jaraguá, formulei a indicação. Tenho certeza que os dispensers serão muito utilizados e que essa ação não será feita em vão”, destacou Maria.

A entrega oficial dos dispensers aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) na sala de reuniões da Prefeitura de Jaraguá do Sul com a presença do prefeito Jair Franzner, do chefe de Gabinete João Berti, da secretária de Educação Emanuela Wolff, do presidente da Câmara de Vereadores Luís Fernando Almeida, da propositora da indicação Maria Carollini Maes, da atual presidente dos vereadores mirins Laura Bianca de Souza, do coordenador do Programa Vereador Mirim Joel Luís Corrêa, e equipe de Comunicação da Câmara de Vereadores, além das mães das vereadoras.

A secretária de Educação Emanuela Wolff explicou que foram adquiridos 60 dispensers e que a quantidade de absorventes que serão comprados ainda será calculada. Os recipientes com os absorventes serão instalados nos próximos dias nas 30 escolas municipais jaraguaenses. O investimento é de R$ 38,83 por unidade.

Dispensers custarão R$ 38,83 por unidade Foto: Augusto Atherino

A proposta de Maria Caroline também recebeu apoio de vereadores adultos, que, na ocasião, advertiram que o direito à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2014.

Além disso, no Câmara Mirim Federal realizado em 2021 em Brasília, a vereadora mirim jaraguaense Letícia Mohr discursou em defesa de uma matéria que tratou da distribuição de absorventes íntimos através de unidades de saúde para mulheres de baixa renda. Letícia afirmou que a aprovação seria um passo muito importante para garantir a dignidade das pessoas que sofrem com a pobreza menstrual. Ela citou dados do problema no país, afirmando que hoje ele afeta 28% das mulheres de baixa renda no Brasil e que 40% delas têm idade entre 14 e 24 anos. Letícia também advertiu, durante o evento, que muitas jovens estudantes deixam de ir à escola para evitar o constrangimento causado pelo problema. O projeto foi aprovado pela unanimidade dos presentes na sessão e foi enviado aos deputados federais como sugestão de projeto de lei.

“Talvez essa não seja a minha realidade e nem a de vocês, mas a gente tem que pensar nas mais de quatro milhões de meninas que passam por esse constrangimento. Elas acabam utilizando materiais como jornal, sacola, meias velhas, trapos e até miolo de pão, mas esses materiais podem prejudicar muito a saúde delas e causarem infecções. Absorvente não é produto de beleza, é questão de saúde pública”, argumentou a jaraguaense na ocasião.

Ao final, todos posaram para a foto com os dispensers Foto: Augusto Atherino