Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto Fralda Solidária recebe moção de aplauso

COMPARTILHE

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, nesta quinta-feira (16) na Câmara Municipal, uma moção de aplauso para Maria Luzia Gardenal, coordenadora do projeto Fralda Solidária. A moção é de autoria das vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo) e leva em conta toda a relevância social que o projeto tem para a população mais carente do município.

O Fralda Solidária é desenvolvido pela Ação Social da Igreja Adventista do Sétimo Dia e tem como objetivo a fabricação e distribuição de fraldas geriátricas aos pacientes do Hospital São José e às famílias de acamados que não têm condições de arcar com os custos do item. Todos que participam do projeto são voluntários, inclusive Maria Luzia, que coordena o trabalho desde a arrecadação da matéria-prima, fabricação e distribuição das fraldas.

voluntárias confeccionando as fraldas do projeto Foto: divulgação

A vereadora Nina relata que ideia começou a ser colocada em prática em 2021, quando a Diretoria do HSJ expôs a necessidade das fraldas para os seus pacientes. Naquele ano, um empresário doou uma máquina que confecciona os itens. Em 2021, o Fralda Solidária entregou ao H. São José cerca de 500 fraldas por mês. Em 2022, esse número chegou a mil fraldas mensais. Ao todo, contando com as doações a famílias carentes, em 2022 foram doadas aproximadamente 18 mil fraldas.

“A gente sabe que o Município tem a doação de fraldas, mas não é suficiente para as famílias. A gente precisa investir também nesses projetos de fraldas solidárias”, apontou Nina.

Em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, Maria Luzia afirmou que a homenagem traz reconhecimento e exposição ao Fralda Solidária. Ela adverte que é preciso mão de obra e recursos financeiros para tocar o projeto. A coordenadora explica que, além de ajuda financeira, as pessoas podem auxiliar doando tampinhas de garrafas através da ação Tampinhas do Bem, em que é possível depositar tampinhas nos locais de coleta que ficam na Casa São José (na Rua Guilherme Wegee, no Centro), Posto Grid, Posto Mime e Fort Atacadista em Jaraguá do Sul. Pode ser qualquer tipo de tampinha, desde que seja plástica, como as de refrigerante, de água mineral, remédio, leite, xampu, água sanitária etc.

“Tornando-se público, a gente vê o reconhecimento da população pelo que nós temos feito por poucas pessoas que a gente ainda consegue ajudar”, destacou a coordenadora.

A moção foi aprovada por unanimidade e entregue a Maria Luzia Gardenal durante a sessão.

 

Sessão:

Sessão Ordinária - 16/03/2022