Projeto proíbe criação de abelhas com ferrão em áreas de maior concentração urbana

Os vereadores aprovaram, em segundo turno de votação, nesta quinta-feira (10), o PLC n° 24/2019, do Executivo que alterar dispositivos do Código de Posturas do Município, com a finalidade de proibir a criação de abelhas com ferrão nos locais de maior concentração urbana. A proibição em questão trata, somente, das espécies que possuem ferrão, sendo que as demais espécies, que não possuem ferrão, poderão ser cultivadas, visto que não apresentam riscos à comunidade. Classificadas como insetos sociais, as abelhas vivem em grandes comunidades, podendo ser encontradas nos mais diversos lugares, como em tocos de árvores, em buracos nos barrancos e pedras, em cupinzeiros desocupados, ou em locais que as protejam dos perigos. Da mesma forma, podem viver em colmeias, caixas de madeira cuidadosamente construídas, respeitando-se todo um espaço interno. Entre as vantagens da criação/multiplicação das abelhas sem ferrão, encontram-se: a preservação da fauna e flora (biodiversidade), fácil multiplicação de enxames, entre outros.

A proposição segue, agora, para sanção do prefeito.