Projeto que institui “Parada Segura” passa por 1a votação

Os vereadores jaraguaenses aprovaram em primeira votação, na sessão dessa quinta-feira (4), o projeto de lei que institui a “Parada Segura” no município de Jaraguá do Sul. O PL é de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB) e foi assinado também pelos vereadores Anderson Kassner e Nina Santin Camello, ambos do PP, e Sirley Schappo (Novo).

O período em que a Parada Segura vai funcionar será das 21h até às 6h, em todos os dias da semana. Durante esse horário, os usuários do transporte coletivo poderão solicitar ao motorista que pare o ônibus fora dos pontos oficiais. Porém, o itinerário deve ser respeitado, ou seja, o ônibus não poderá desviar e nem trafegar por ruas que não estão no percurso original da linha.

O objetivo do projeto é dar segurança a mulheres, pessoas com deficiência e idosos. Na justificativa do projeto, Almeida alega que, de acordo com a Organização das Nações Unidas, um terço das mulheres no mundo sofre violência ou é abusada sexualmente. E também que entre 30% e 60% das mulheres do Brasil já sofreram alguma vez violência física ou sexual. Por conta dessa realidade, a maior parte das mulheres fica apreensiva com a falta de segurança no desembarque do transporte coletivo.

Com a Parada Segura, esses usuários terão a possibilidade de descer do ônibus perto de sua residência ou em um local que se sentirem seguros.

“Às vezes o ônibus passa na frente da casa do usuário do transporte coletivo e para somente três quadras à frente. E, durante este horário das 21h às 6h, esses passageiros acabam ficando vulneráveis a praticas de violência e também até dificuldades de locomoção”, adverte Almeida.

O projeto deve passar por segunda votação na próxima sessão do Legislativo, dia 9 de março, para que, a partir daí, seja encaminhado para sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Confira a fala do vereador:

Sessão Ordinária - 04/03/2021