Propositores do Saco Verde recebem homenagem no Legislativo

Nesta terça-feira (28) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o senhor Rudnei Ananias e a senhora Veridiana Ananias, tio e sobrinha, receberam uma moção de aplauso em reconhecimento pela iniciativa e contribuição na implantação do sistema de reciclagem com o Saco Verde no município. O sistema permitiu que a população jaraguaense pudesse separar os materiais recicláveis do lixo comum em sacolas da cor verde, facilitando a coleta pelos recicladores. A homenagem a Rudnei e Veridiana foi idealizada pelo vereador Jeferson Cardozo (PL).

Os dois homenageados, que trabalham com reciclagem, apresentaram a ideia ao Legislativo jaraguaense ainda no ano de 2009. Veridiana conta que a proposta do Saco Verde surgiu quando ela, trabalhando na reciclagem, viu uma sacola que era usada no Município de Ponta Grossa para a separação do lixo. A partir disso, ela mostrou a ideia ao seu tio Rudinei e ambos procuraram a Câmara Municipal para apresentá-la aos parlamentares.

A proposta foi colocada em prática em 2013 com o nome de Recicla Jaraguá. Jeferson adverte que a homenagem é um ato que faz justiça a pessoas que foram esquecidas na história da cidade e que merecem ter o reconhecimento da população. “Pessoas que trabalham com reciclagem e que fazem total diferença em Jaraguá do Sul”, destacou.

Saco Verde hoje faz parte do Programa Recicla Jaraguá Foto: PMJS/divulgação

Na moção, Cardozo ainda ressalta que o empenho dos profissionais da reciclagem tem contribuído muito para uma cidade mais limpa e organizada. Para ele, preservar o meio ambiente é fundamental, já que é nele que se encontram os recursos naturais necessários para a sobrevivência da humanidade. O parlamentar ainda lembra que a conscientização das pessoas sobre a importância da reciclagem é uma tarefa difícil e que o Saco Verde ajudou muito nessa questão.

A moção de aplauso foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e entregue a Veridiana e Rudinei nesta terça-feira na Câmara Municipal.

Sessão:

Sessão Ordinária - 28/06/2022