Quadra na escola Henrique Heise, representação política e outros assuntos

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (24) na Câmara Municipal.

EMENDA AOS HOSPITAIS

Isair Moser (PSDB) informou que o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) entregou uma emenda de R$ 300 mil reais aos hospitais da cidade nesta segunda-feira (23). O valor será repartido igualmente para o Hospital São José e Hospital e Maternidade Jaraguá.

FALTA DE ASFALTO

Ademar Winter (PSDB) relatou ter se reunido com o ex-vereador Wigando Meier e que ele comentou sobre o descaso com as ruas dos bairros mais afastados da cidade, como a região do Garibaldi. Meier teria afirmado que não consegue alugar seu estabelecimento por conta da falta de licença da vigilância sanitária. O problema, segundo Winter, é a poeira que as ruas sem asfalto produzem e que inviabilizam vários comércios no município. O parlamentar pediu uma solução urgente para a situação.

GASTOS EXAGERADOS

Arlindo Rincos (PSD) criticou os valores apontados no edital de concorrência n° 54/2018 lançado pela Prefeitura jaraguaense que pretende contratar uma agência de publicidade. Os valores, segundo Rincos, chegariam a R$ 2,5 milhões. O vereador afirmou que daria para utilizar este dinheiro em muitas outras coisas como asfaltamento de ruas e mutirões na saúde.

QUADRA DA HENRIQUE HEISE

Eugênio Juraszek (PP) lamentou a decisão do Iphan de limitar a construção da quadra de esportes da escola Henrique Heise, no Rio Cerro I, em 5,5 metros de altura. Juraszek argumenta que nesta altura não dá para fazer tabela de basquete, além de ser ruim para a prática de outros esportes. A decisão de delimitar os 5,5 metros de altura se deu por conta do cemitério que há próximo à escola. Conforme o Instituto, uma construção mais alta pode prejudicar a visão do local.

Marcelindo Gruner (PTB) sugeriu buscar uma mudança na decisão junto ao órgão e, se os apelos não derem resultado, buscar outras esferas políticas para solucionar o caso.

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

Marcelindo Gruner (PTB) comentou uma matéria da imprensa que realça a importância da representação política na região. Para Gruner, é fundamental que os municípios do Vale do Itapocu estejam bem representados na Alesc e no Congresso Nacional em Brasília. Ele também ressaltou que é importante também que os vereadores cobrem os representantes de seus partidos, e que ganharam votos aqui, por emendas e destinação de recursos. Gruner lembra que Jaraguá do Sul envia muito mais ao Governo Federal do que recebe dele e que é preciso esforço de todos para que esse dinheiro possa voltar ao município.

A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=mWs3XWJwk0s