Quase R$ 15 mi foram aprovados no 1° semestre para combate à Covid

O número exato é R$ 14.643.595,00 milhões. Esse foi o valor que os vereadores de Jaraguá do Sul autorizaram o Executivo do município a investir em iniciativas de combate à Covid-19 no primeiro semestre de 2021. Somente para o Hospital São José e para o Hospital e Maternidade Jaraguá foram destinados R$ 11.073.000,00 com o objetivo de manter os leitos de UTI Covid-19 ativos. O maior repasse aconteceu em abril, quando os parlamentares aprovaram R$ 8,4 milhões para manutenção de 15 leitos. Por pouco esses números não foram ainda maior nos primeiros seis meses do ano, já que no dia 1° de julho – um dia após acabar o semestre – a Câmara aprovou um repasse de mais de R$ 10 milhões para a mesma finalidade.

Maior parte dos investimentos teve como foco abertura e manutenção de leitos de UTI Covid-19

Todavia, outras diferentes iniciativas também tiveram como foco a redução dos problemas causados pela pandemia de coronavírus, como o repasse de R$ 263.595,00 para prestar assistência farmacêutica básica na compra de remédios para tratamento da Covid. Também houve investimentos na Assistência Social, quando foi aprovado R$ 1 milhão do Fundo Municipal de Assistência Social para atender despesas com benefícios eventuais: auxílio natalidade, o auxílio funeral, o auxílio cidadão, o auxílio passagem e o aluguel cidadão. Em outra oportunidade, foram autorizados mais R$ 2 milhões do mesmo Fundo somente para o auxílio cidadão, que teve um grande aumento de concessões desde o início da pandemia. Conforme explicou na época o secretário da pasta, André de Carvalho Ferreira, esse aumento deve-se à onda de desemprego causada pela disseminação do coronavírus, advertindo sobre o risco desse número aumentar ainda mais nos próximos meses, bem como o número de pessoas em situação de rua. Segundo informações da própria Secretaria de Assistência Social, nos 11 primeiros meses de 2020 foram concedidos 26.461 auxílios cidadão, o que representa um aumento de 106%, comparado aos 12 meses de 2019, quando foram 12.831 concessões.

A pandemia de Covid-19, a situação dos leitos de UTI, a distribuição de vacinas, entre outros assuntos, tudo isso foi tema de discussão na Câmara Municipal jaraguaense no primeiro semestre em vários momentos. No principal deles, em abril, a Casa de Leis promoveu uma audiência pública com a Presidente do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19, Emanuela Wolff, o presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul, o médico pediatra Rodrigo Ferreira de Souza, e o secretário de Saúde Alceu Moretti para discutir os assuntos, conhecer todas as ações realizadas pela Prefeitura jaraguaense para combater a situação e apresentar os pontos de vistas dos parlamentares.

Audiência pública debateu o atendimento e outras ações do Poder Público Municipal no combate à Covid-19

E os investimentos foram além, até mesmo recursos para o lixo hospitalar produzido pelo combate ao coronavírus tiveram de ser aprovados. Foi em abril que os vereadores autorizaram o investimento de R$ 307,9 mil na coleta e no transporte de lixo hospitalar relativo à Covid-19. Uma empresa terceirizada foi contratada para realizar esse trabalho de recolha dos materiais nos hospitais, UBSs e clínicas que atuam no trabalho contra a doença. Um mês antes, em março, a Casa de Leis também havia aprovado o Protocolo de Intensões do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), iniciativa promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que tem o objetivo de adquirir vacinas contra a Covid-19, que na época contava com o interesse de 1.703 municípios brasileiros.

Todos esses projetos tiveram amplo apoio e foram aprovados pela unanimidade dos vereadores. Para conferi-los, basta acessar o site da Câmara de Vereadores em jaraguadosul.sc.leg.br. Todas as terças e quintas-feiras, às 9h30, há sessão no Legislativo de Jaraguá do Sul. Nessas sessões, vários outros projetos de lei são apreciados, discutidos e votados pelos vereadores do município. Para assistir às sessões é só ir à página da instituição em facebook.com/camarajaraguadosul ou no canal do Youtube.