Recursos aprovados serão investidos nas estruturas de hospitais

Foto: arquivo Hospital São josé

Nesta quinta-feira (15), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram dois projetos que autorizam o Executivo a destinar recursos do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI) e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) para projetos de fomento a questões relacionadas a esses fundos. Serão mais de R$ 12 milhões investidos.

Do FMDI, sairão R$ 6.375.893,29 para despesas com a capacitação da Rede de Garantia dos Direitos do Idoso, campanhas publicitárias educativas, informativas e de orientação social sobre os direitos dos idosos e transferência para projetos de entidades aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Segundo a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas), a maior parte dessa verba, exatos R$4.220.906,60, será empregada na melhoria da estrutura do Hospital São José, especificamente no setor de atendimento cirúrgico e diagnóstico dos idosos.

Outros R$ 5.658.449,26, que vêm do FMDCA, serão investidos na capacitação da Rede de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente, campanhas publicitárias educativas, informativas e de orientação social sobre os direitos da criança e do adolescente e transferência para projetos de entidades aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Da mesma forma, a maior parte dos recursos serão investidos na estrutura de uma unidade hospitalar, mas desta vez trata-se do Hospital e Maternidade Jaraguá. O valor de R$ 4.738.938,50 será utilizado na ampliação de UTIs, de unidades de cuidados intermediários (UCIs) e do setor de nutrição e dietética.

A vereadora Nina, que era secretária de Assistência Social e Habitação em 2020 quando os projetos foram aprovados pelos conselhos, lembra que esses recursos vêm de arrecadação através do abatimento de valores no Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas do município. Em março deste ano, os dois hospitais jaraguaenses participaram de sessão da Câmara Municipal e apresentaram seus programas de arrecadação através do abatimento no IR. Segundo a parlamentar, há bastantes recursos disponíveis no mercado para fomentar esses programas, “mas o que falta são projetos”. Nina explica que há muitas entidades que podem realizar suas arrecadações através do abatimento do IR, basta elaborarem projetos para isso. Ela lembra que a Secretaria de Assistência Social tem ajudado muitas dessas instituições a elaborarem os seus.

Outras entidades, além dos hospitais, que serão contemplados com os recursos aprovados na sessão desta quinta-feira são Bombeiro Mirim (R$ 342.589,69), AMA (R$ 100.489,85), APAE (R$ 233.899,30), Associação Catarinense de Taekwondo (R$ 124.021,00), Grupos dos Escoteiros Jacoritaba (R$ 123.303,65), Associação União de Pais pela – UP DOWN (R$ 252.159,96), Sociedade Corintias Esporte Clube de Bicicross (R$ 147.031,48), Associação de Pais e Amigos Incentivadores do Futebol – APAIF (R$ 290.249,00) e Lar das Flores (R$ 226.719,50).

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 15/07/2021