Recursos são aprovados para castração de animais domésticos

Foto Cecília Bastos (Banco de imagens USP)

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, em sessão nesta terça-feira (20), o projeto de lei que autoriza o Executivo a investir R$ 190 mil em castração de animais domésticos. O trabalho será realizado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) em parceria com as ONGs conveniadas com a Prefeitura do Município: Ajapra, Ame Animais, Gang dos Patinhas e Bigodes e Ronrons.

O vereador Anderson Kassner (Progressitas) afirma que esse trabalho vai ajudar no controle populacional de animais domésticos abandonados nas ruas do município e, dessa forma, diminuir os problemas causados por eles, como, por exemplo, os acidentes de trânsito. Para o vereador, quanto mais o Município avança na castração e chipagem de animais, mais fácil será para identificar e punir aquelas pessoas que abandonam seus bichos de estimação nas ruas da cidade. Ele lembra que, atualmente, as ONGs jaraguaenses que acolhem e cuidam de animais abandonados estão lotadas e sobrecarregadas. “Sem as ONGs a Prefeitura teria dificuldades em dar conta dessa situação”, adverte. Kassner sugere que o Executivo dê um auxílio pontual também a essas entidades na compra de ração e nas demais despesas, para que elas tenham condições de continuar prestando serviços à população.

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) parabenizou a Administração Municipal por se atentar à questão e atender aos pedidos feitos pelas ONGs. Ele admite que a verba ainda não é o suficiente para dar conta de toda a demanda, mas salienta que esse já é um passo para avançar no tema. O líder do governo na Casa de Leis avisa que nos próximos meses o Executivo vai promover mais ações como essa e que a situação tende a melhorar ainda mais.

Em março deste ano, os vereadores já haviam aprovado R$ 385 mil para atender a despesas com ações do Projeto Bem-Estar Animal. Os recursos foram utilizados para promover atendimentos veterinários a animais vítimas de maus tratos e de abandono.

O projeto desta terça-feira foi aprovado por unanimidade.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 20/07/2021