Rede Feminina de Câncer entrega relatório a Câmara

DSC00737A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul, Maria Santin Camelo, entregou ontem, 28, ao presidente da Câmara, José Osório de Ávila, um relatório completo das atividades desenvolvidas pela entidade, incluindo fotos e depoimentos de pacientes atendidas.

Ao participar da sessão a convite do presidente, Maria, conhecida como Nina, acompanhou a primeira votação do projeto de lei que concede subvenção social a entidade. Pelo convênio com a Prefeitura, a Rede receberá R$ 181.956,00, a ser repassado em parcelas no exercício de 2014. “Estou emocionada, pois não esperava notícia tão boa”, agradeceu a presidente, acrescentando que “este valor vem agregar e muito”.

Ela enfatizou a construção da nova sede, cujo projeto foi entregue ano passado, “um sonho para que possamos atender melhor as mulheres”. Segundo Nina, a entidade realiza todos os meses cerca de 500 exames de colo de útero e de mama, além de atender outras 85 mulheres mastectomizadas e portadoras de câncer. Este grupo de mulheres leva o nome de “Sempre Vivas” que, além das atividades, recebem todo um acompanhamento pós-doença.

Um dado importante diz respeito aos exames realizados pela rede por meio de convênio com o SUS. Foram 4422 exames concretizados no ano de 2012. Número não distante dos exames realizados nas unidades básicas de saúde e pelo centro de atenção à mulher, espaços públicos em sua essência – 5902.

A presidente da rede agradeceu aos apoios do poder público na campanha Outubro Rosa que, revelou, superou todas as expectativas. A entidade projetava a comercialização de duas mil camisetas, mas acabaram sendo vendidas mais de cinco mil unidades. Dos 164 mil arrecadados nas vendas, informou, R$ 55 mil somaram as despesas, totalizando um lucro de R$ 108 mil. “Muitas empresas também abraçam a causa. Jaraguá do Sul se vestiu de rosa”, comemorou.

O pedágio e a caminhada foram outras das iniciativas durante a programação do mês. Um calendário para 2014 também foi confeccionado, estampando fotos de pacientes, e está sendo vendido ao custo unitário de R$ 10. Cada vereador recebeu um calendário de presente.

De público, a vereadora Natália Lúcia Petry informou que a Câmara promoverá no próximo dia 5 homenagem ao Dia do Voluntário, instituída por lei, e convidou a rede, através da presidente, para indicar entre o grupo uma voluntária para ser homenageada.