Rede Feminina traz ao Legislativo campanha Outubro Rosa 2022

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Marcia Silveira, esteve na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na manhã desta quinta-feira (22) para divulgar aos parlamentares municipais a campanha Outubro Rosa 2022. Neste ano, o lema é “O mundo em um abraço”, que vai estampar as tradicionais camisetas que serão vendidas pela entidade para arrecadar recursos. Márcia explica que o mote da campanha, ou seja, o abraço representa o acolhimento da Rede Feminina à importância que todas as mulheres têm. “Para a mulher se colocar no centro, perceber o seu valor e abraçar verdadeiramente os seus processos. Para que se sintam amadas, importantes e verdadeiramente acolhidas”, destaca.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2022 é de que mais de 66 mil mulheres sejam acometidas pelo câncer de mama e mais de 16 mil pelo câncer de útero. O Outubro Rosa vem para alertar a sociedade sobre a importância de realizar os exames de prevenção e de diagnóstico precoce para tentar diminuir esses índices. Conforme informações da Rede Feminina, a entidade realiza, em média, mais de quatro mil atendimentos preventivos. Além disso, a Rede oferece serviços de psicólogo, assistente social, acupuntura, entre outros, não só às mulheres com câncer, mas também para seus familiares. Todos os serviços são oferecidos de forma gratuita.

Márcia lembra que os investimentos realizados pela Rede Feminina somam mais de R$ 42 mil por mês. Para fazer frente aos custos, as voluntárias realizam a venda de vários produtos com a marca do Outubro Rosa, tanto na sede da instituição, na Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, no Centro, quanto em vários pontos da cidade. Cada unidade da camiseta da ação, por exemplo, custa R$ 30. A presidente ainda divulgou as atividades da campanha, que devem iniciar com a missa de abertura na Igreja Matriz São Sebastião, no dia 1° às 19h. Também haverá o concurso de redação para alunos do Ensino Médio, concurso de vitrines, palestras, a Caminhada Rosa e o tradicional pedágio solidário em diversos semáforos da cidade.

Calendário Outubro Rosa 2022 Imagem: divulgação

Durante a sessão, Nina Santin Camello (PP) lembrou que, quando recebem o diagnóstico de câncer, as mulheres perdem o chão e precisam de amparo. Ela afirma que nessa hora o trabalho da Rede Feminina é fundamental para dar apoio. “A acolhida e aquele abraço que é dado pelas voluntárias quando as pacientes chegam no momento mais fragilizado da sua vida”, ressaltou.

A vereadora Sirley Schappo (Novo) frisou que quanto mais as pessoas comprarem os produtos vendidos pela Rede, mais a entidade terá recursos para investir no atendimento às mulheres do município. “Todas as meninas de rosa merecem os parabéns e com certeza nós estaremos sempre juntas nessa causa”, finalizou.

Sessão:

Sessão Ordinária - 22/09/2022