Regime Especial já empregou duas mulheres vítimas de violência

“Se esse projeto ajudar uma mulher, já terá valido a pena”, foi o que disse a vereadora Sirley Schappo (Novo) durante a votação do projeto de lei n° 65/2021. O PL, de autoria da vereadora Nina Santin Camello (Progressistas), criou o Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, que destina 10% das entrevistas de emprego disponibilizadas pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Jaraguá do Sul para mulheres que estão em relacionamentos abusivos. O objetivo é dar autonomia financeira a elas e possibilitar o rompimento do vínculo com o agressor, que em grande parte dos casos exerce dependência econômica sobre as vítimas.

Na sessão desta quinta-feira (1°) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello informou que o Regime Especial já deu resultado em menos de dois meses de vigência. Segundo informações do Sine e do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), duas mulheres vítimas de violência já conseguiram ser empregadas através do programa.

Para Nina, essas mulheres não vão mais virar apenas uma estatística perversa. Ela afirma que a procura pelo cadastramento no Regime Especial está tendo adesão, mas advertiu que ainda é preciso muito mais empenho para um melhor resultado dessas políticas públicas.

POR ELAS

Por conta disso, Nina relata que ela e a vereadora Sirley estiveram em reunião com assistentes sociais do município para debater o projeto Por Elas, uma iniciativa da Polícia Civil e do Senac, que pretende qualificar as mulheres vítimas de violência através de cursos gratuitos oferecidos pela instituição de ensino, possibilitando ainda mais a autonomia financeira delas.

O projeto ainda vai capacitar, através dos agentes da Polícia Civil, alunos, professores e comunidade escolar do Senac para identificar os episódios de violência contra a mulher e orientar a todos sobre o enfrentamento a este tipo de situação. Segundo Nina, este projeto também está sendo apresentado aos demais municípios da região do Vale do Itapocu.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 01/07/2021